Servidora do IFSP recebe Prêmio Nacional de Robótica Educacional e deixa um legado inspirador

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 11h59 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 15h11 | Acessos: 391

Projeto “Clube da Robótica Votu” conquista 1º lugar na categoria Escolas Públicas do Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional 2023

No dia 23 de novembro de 2023, a cidade de São Luís, no Maranhão, será palco de uma celebração especial da educação e da tecnologia, quando a servidora do IFSP, Isabel Cristina Passos Motta, receberá o Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional 2023. O reconhecimento, oferecido pelo Centro de Inovação para a Excelência em Políticas Públicas (CIEPP), destaca o impressionante trabalho de Isabel na área de robótica educacional.

Isabel Motta, que atua como Assistente de Alunos no Campus Votuporanga, alcançou o 1º lugar na categoria Escolas Públicas deste prêmio, consolidando seu papel como uma referência no campo da educação tecnológica. Ela representará o Campus Votuporanga em um evento que promete reunir os principais nomes da área de robótica e educação de todo o país.

O projeto de Isabel, que levou a essa importante conquista, tem raízes profundas no desejo de fornecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento tecnológico para crianças que, muitas vezes, não teriam oportunidades de acesso a essa experiência. Suas atividades envolvem o uso de robótica, programação e outras ferramentas tecnológicas como uma forma de incentivo para o interesse pelas ciências, também promove a inclusão e eleva a autoestima de crianças e jovens.

O projeto de robótica educacional liderado por Isabel é um farol de oportunidades para crianças de escolas públicas. Isabel revela sua paixão pelo projeto, destacando como a tecnologia está moldando o presente e o futuro da educação. "Antes, eu não entendia muito a dimensão que isso chegaria ou a diferença na vida das crianças. Eu queria que elas tivessem a oportunidade, que só as crianças da escola particular tinham. E a gente sabe que a tecnologia, já não se pode nem dizer que é o futuro, é o presente. Ela só vai evoluir cada vez mais."

O projeto de Extensão, que existe há 10 anos, oferece às crianças que frequentam o Lar Frey Arnaldo, entidade filantrópica do município, que atende crianças e jovens em vulnerabilidade social a oportunidade de conhecer a robótica, desenvolver projetos e participar de competições por todo o país. O projeto oferece aulas de robótica com kits Lego e também ensinam a programar em Arduino, além disso, Isabel participa de editais e seleções nas quais ela obtém apoio dos quais ela consegue subsidiar o pagamento de estagiário e uma professora, além de auxiliar com cestas básicas às famílias das crianças que frequentam o Lar.

O trabalho já tem seus frutos, vários alunos do projeto ingressaram em universidades ou mesmo no IFSP, “tive um aluno que participou do projeto, ingressou em Física no IFSP, atuou como monitor, voluntário e hoje dá aula em uma escola estadual de robótica e continua trabalhando com a gente no projeto”, conta a servidora.

Além de sua destacada atuação na área de robótica educacional, Isabel Motta também é um dos 15 personagens da campanha dos 15 anos dos Institutos Federais, um reconhecimento adicional de sua contribuição para a educação no Brasil.

Isabel ressalta que seu projeto não é apenas sobre robótica, mas também sobre respeito à diversidade e inclusão. Ela tem trabalhado incansavelmente para criar um ambiente de aprendizado acolhedor e estimulante, onde cada criança possa descobrir seu potencial e sua paixão, independentemente de suas diferenças.

Conheça o projeto em instagram.com/clube_da_robotica_votu/

Notícia publicada, originalmente, no Portal do IFSP, em 30/10/2023.