Estudantes do Ensino Médio Integrado visitam feira de profissões da USP

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 19h30 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 20h18 | Acessos: 526

Viagem a São Paulo-SP teve viés cultural

Delegação do Campus Votuporanga na entrada da Feira USP e as Profissões 2023 [fotografia: arquivo dos estudantes]

52 estudantes dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio viajaram a São Paulo para a Feira USP e as Profissões, tradicional evento daquela universidade pública paulista. No dia 14 de setembro, foram acompanhados pelos professores Eder Flavio Prado, coordenador do Técnico em Mecatrônica, Maria Cristina Colmati Lalo, professora de português e responsável pelo Centro de Línguas (CeLin) no campus, Elen Cristina Mazucchi, de matemática, e Lucimar Bizio, professor de português/Libras.

Foi a segunda viagem de turmas do Ensino Médio ao evento, cinco anos depois da experiência de 2018. A mobilização partiu dos professores em sinergia com os estudantes e teve como objetivo geral colaborar com os que pretendem participar do Sisu e de vestibulares para seguir estudos no Ensino Superior no ano que vem.

A visita técnica também passou pela Estação da Luz, que abriga o Museu da Língua Portuguesa [fotografia: Bernardo Madalozo]

Para Bernardo Guedes Madalozo, do 3° ano do Técnico em Edificações, a visita técnica foi positiva e um marco para suas decisões pessoais. “Idealizei cursar engenharia naval ou de petróleo e com essa oportunidade da Feira tive ainda mais certeza”, conta estudante. O custo de viagem de sua turma foi inteiramente coberto com a realização de uma rifa.

O professor Eder Prado destaca que parcela expressiva da delegação não conhecia a capital do estado e que a visitação que se seguiu à Estação da Luz, ao Museu da Língua Portuguesa e à Pinacoteca foi pensada desde o início do planejamento. “A ideia foi aproveitar a viagem numa perspectiva cultural”, explica.

Espaço de exposição da Pinacoteca [fotografia: arquivo dos estudantes]

Laços, afetos e cultura. Os relatos estudantis após a viagem sinalizam para esse tipo de visita técnica durante o Ensino Médio como oportunidade para integração das turmas e geração de memórias afetivas para com o processo educacional desenvolvido no IFSP. Anna Clara Silvestre e Maria Fernanda Ferrari, ambas do 3º ano do Técnico em Informática, têm depoimentos que o Campus Votuporanga veicula na íntegra:

Anna Clara Silvestre (direita) e o colega João Octávio Lourenço  [fotografia: arquivo de Anna Clara Silvestre]

"Até a diferença na dinâmica das relações humanas foi perceptível"

“Eu sempre tive muita vontade de visitar São Paulo novamente, e tive a oportunidade com a viagem para feira de profissões. Para mim, foi incrível ter conhecido a USP, porque é sempre uma faculdade que você escuta falar, mas estar lá foi completamente diferente do que eu esperava. Conversar com as pessoas dos cursos que eu tinha interesse também foi enriquecedor.

Eu e meus amigos adoramos andar de metrô, mesmo que ficamos com um pouco de medo porque lá é tudo muito rápido, e como moradores de uma cidade pequena do interior, nós não temos essa vivência.

A experiência de visitar museus foi incrível, principalmente por gostar do tema. Apesar da viagem ter sido maravilhosa, ter contato com uma cidade muito grande mudou minha perspectiva em vários aspectos. Por morar sempre em uma cidade pequena, quando fomos para uma cidade daquele tamanho me causou um pouco de pânico, por medo da criminalidade que a gente vê nos noticiários.

Também me senti muito tocada pela quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, pois é algo que eu aqui na minha bolha de cidade pequena não estou acostumada a ver.

Até a diferença na dinâmica das relações humanas foi perceptível, porque no interior as pessoas são mais calmas, têm mais contatos umas com as outras; onde você vai, conhece alguém. Porém, na cidade de São Paulo não funciona assim, as pessoas são mais distantes e parecem estar sempre em alerta e com pressa, e deve ser verdade pois tudo lá é muito longe.

Também foi perceptível que as pessoas parecem muito mais “apáticas” sobre as situações ruins que ocorrem, tenho a impressão que é por elas já estarem acostumada por viverem aquilo todos os dias” (Anna Clara Silvestre)

Maria Fernanda Ferrari  [fotografia: arquivo pessoal]

"...memórias que serão lembradas com pessoas maravilhosas"

“Bom, eu sempre tive uma vontade enorme de conhecer São Paulo. No dia, eu tive mix de emoções enormes que fica até difícil de descrever. A cada lugar que passávamos, eu me arrepiava pela diferença enorme de lá com a nossa realidade do interior e isso me chocou de uma forma extrema.

Quando via aqueles morros com casas me dava um medo por aquelas pessoas que moravam ali. A vibe estressante de pessoas com vidas corridas indo trabalhar e todo o trânsito enorme que nunca tem fim. Mas mesmo com todos os problemas do lugar, é incrível conhecer lugares novos e ter experiências fora da nossa realidade.

Quando andamos de metrô eu fiquei muito impressionada porque nunca havia andado e foi uma experiência perfeita. E conseguimos ver como o nosso mundo tá evoluído. As visitas aos museus com uma beleza surreal e que faz qualquer um se encantar. Uns dos meus sonhos sempre foi andar na avenida paulista e eu olhava ao meu redor e sentia que estava em outro mundo completamente fora da minha realidade e foi simplesmente perfeito essa viagem que vai ficar marcada na minha vida... memórias que serão lembradas com pessoas maravilhosas. Sou grata!” (Maria Fernanda Ferrari)