Atleta da natação se destaca nos Jogos dos Institutos Federais 2023

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 11h34 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 18h25 | Acessos: 438

Ícaro Oliveira ganhou dez medalhas no total e ficou a cerca de 54 milésimos da etapa nacional

Ícaro Oliveira em clique com as 10 medalhas do JIF 2023 [fotografia: arquivo do IFSP]

Ícaro Ricardo Aparecido Leão de Oliveira, estudante do 3° ano do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Campus Votuporanga do IFSP, brilhou nas etapas estadual e regional Sudeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) ao conquistar dez medalhas na natação. Representando o campus, faltaram apenas 54 milésimos de segundos no revezamento 4x50 metros medley para classificar-se com atletas de outros campi do IFSP para a etapa nacional, que será disputada de 23 a 28 de outubro em Fortaleza-CE, no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Em entrevista exclusiva ao IFSP, Ícaro compartilha suas experiências durante o campeonato e destaca sua maior dificuldade. "Bom, foi a adaptação com meus adversários. Todos eram excelentes nadadores e eu estava, teoricamente, despreparado. Minha atual carga horária me forçou a sair dos treinos e carregar o nome do IFSP em uma competição tão grande foi bem complicado”, conta o atleta que estava há 2 anos sem treinos semanais regulares.

Quando questionado sobre seus sentimentos ao chegar tão longe na competição, Ícaro expressa: "É muito gratificante saber que fui capaz de chegar na etapa sudeste. Como disse anteriormente, estou sem treinar. Então, saber que conquistei tudo que conquistei, com base somente nos meus 11 anos de experiência como atleta, foi muito importante para mim."

Ícaro de Oliveira (terceiro da esquerda para a direita) no podium da etapa Regional Sudeste dos JIF 2023 [fotografia: Assessoria de Comunicação do IFES]

Sobre sua experiência geral nas etapas do campeonato, Ícaro descreve: "Foi algo único, o carinho e a recepção foram muito agradáveis. A experiência da competição foi em si magnífica." O estudante também faz questão de mencionar o papel fundamental do professor Hudson Fabricius Peres Nunes, responsável pela disciplina de Educação Física. "Hudson foi um cara muito importante na jornada. Inicialmente, eu nunca tive a oportunidade de participar dos JIFs e ele me proporcionou isso. Simplesmente chegou em mim me fazendo o convite e eu nem o conhecia, afinal não tenho aulas com ele. Todo cuidado e disponibilidade dele foram essenciais para essa jornada. Só tenho a agradecer por tudo”, conclui.

Quadro de medalhas

Etapa Data Local Estilo Distância Medalha
Estadual 07/08 a 12/08  Barretos-SP  Peito 50 metros Ouro
Costas 100 metros Ouro
Livre 50 metros Prata
Borboleta 50 metros Prata
Sudeste  28/08 a 01/09  Guarapari-ES Peito 50 metros Prata
Costas 100 metros Prata
Livre 50 metros Bronze
Medley 100 metros Bronze
Revezamento (Livre) 4x50 metros Prata
Revezamento (Medley) 4x50 metros Prata

Já o professor Hudson Nunes expressa seu sentimento em relação às conquistas do atleta: "Fiquei feliz pela participação e pelo desempenho do Ícaro em diferentes provas da natação nos JIFs. Ele conquistou quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, alcançando posições de destaque em cada uma delas. Diante desse grande feito, parabenizo o Ícaro por essas conquistas!”.

Ícaro de Oliveira e o professor Hudson Nunes [fotografia: arquivo do IFSP]

Esporte como prática pedagógica. O docente sublinha a importância da participação dos demais estudantes nas eliminatórias da etapa estadual, disputadas dias 31 de agosto e 1º de julho no Campus São José do Rio Preto do IFSP. "Embora o nosso campus não tenha conseguido ganhar medalhas em outras modalidades esportivas, também gostaria de destacar que fiquei feliz com a nossa participação e aproveito para parabenizar os(as) estudantes que participaram das modalidades de vôlei feminino e masculino, vôlei de praia masculino e feminino, futsal masculino, handebol masculino, tênis de mesa masculino e feminino e xadrez masculino", registra Hudson Nunes.

"Apesar do prestígio simbólico que as medalhas e os troféus podem representar, existem outras conquistas mais importantes como a socialização, a integração, os laços de amizade e as experiências adquiridas durantes os projetos esportivos e/ou eventos de competição", frisa o professor.

Notícia atualizada em 20/10/2023.