Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto “Música na Escola” concretiza Centro de Estudos e Práticas em Música

Publicado: Domingo, 01 de Outubro de 2023, 15h09 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 01h36 | Acessos: 574

Iniciativa promove o aprendizado de violino e violoncelo no campus


O "Música na Escola" conta com 14 participantes [fotografia: arquivo do projeto]


Hoje, dia 1° de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Música, manifestação artística desenvolvida no Campus Votuporanga do IFSP com os saraus anuais e apresentações de estudantes e professores em eventos e espetáculos cênicos. Desde março deste ano letivo, o projeto de Extensão “Música na Escola: Iniciação em cordas friccionadas - violino e violoncelo” amplia o espaço da música no dia-a-dia da comunidade.

Idealizado e coordenado pela professora Bruna Gonçalves de Lima Santos, oferece aulas de violino e violoncelo, trazendo a beleza da música de cordas para o ambiente acadêmico. O objetivo é proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender o básico do violino e do violoncelo, desde o início, por meio de aulas em conjunto, que abrangem tanto a prática do instrumento quanto a teoria musical.

Composto por 2 aulas semanais, sendo uma teórica e a outra prática, o curso envolve o estudo das partes dos instrumentos, postura correta, técnica básica e prática em conjunto. 14 participantes têm adquirido habilidades essenciais para cordas. A leitura de partituras, o conhecimento básico de história da música e a percepção de intervalos também fazem parte do currículo do curso.

A professora de matemática Bruna Santos, que possui experiência no ensino de música, destaca o entusiasmo durante as atividades. Segundo ela, os participantes estão demonstrando uma grande evolução e alegria ao começarem a tocar suas primeiras músicas.

 

"Nem consigo descrever o quanto é bom poder ensinar o pouquinho que sei pra pessoas que realmente se interessam e que não tinham tido essa oportunidade na vida..."

Maria Brigati (ao centro) em apresentação da Camerata Villa Lobos em evento beneficente [fotografia: arquivo pessoal]


“Inspiradora”, assim Maria Fernanda Gomes Brigati, bolsista do projeto, intitula a experiência. “Nem consigo descrever o quanto é bom poder ensinar o pouquinho que sei pra pessoas que realmente se interessam e que não tinham tido essa oportunidade na vida, e ainda com o auxílio da bolsa para eu me manter na faculdade”, revela a estudante do quarto ano de Engenharia Civil e violonista há 8 anos. Ressalta que os participantes expressam satisfação com o aprendizado e muitos já manifestaram o desejo de adquirir um instrumento próprio. 

O projeto também tem sido elogiado pela inclusão de adultos e idosos, faixa etária que nem sempre encontra oportunidades gratuitas de aprendizado musical. Os participantes destacam a importância de poderem levar os instrumentos para casa, o que acelera o progresso de aprendizagem. “Os alunos sempre comentam como é bom que o curso seja gratuito e também oferecido a maiores de idade, já que outros projetos na cidade focam mais em crianças”, explica Maria Brigati.

 

 

Projeto tem adultos e idosos como estudantes de violino e violoncelo [fotografia: arquivo do projeto]


 

Além das atividades no campus, a professora coordenadora e a bolsista têm marcado presença em eventos externos, com destaque para concertos beneficentes realizados em Votuporanga-SP.

 

Participação da professora Bruna Santos (à direita) e Maria Brigati (segunda da esquerda para direita) em evento musical 100% beneficente [fotografia: Camerata Villa Lobos]


 

Centro de Estudos e Práticas em Música, o CEPM

O atual projeto de Extensão “Música na Escola: Iniciação em cordas friccionadas - violino e violoncelo” é a primeira ação do Centro de Estudos e Práticas em Música (CEPM), concebido em 2018 para suportar ações ligadas ao ensino, estudo, prática, pesquisa e exploração científica e tecnológica envolvendo música.

“Com certeza, o Música na Escola veio para concretizar o CEPM, algo que não aconteceu antes por conta da pandemia”, conta Bruna Santos. A médio prazo, a professora revela que se pretende viabilizar a constituição de uma camarata ou mini orquestra no Campus Votuporanga.

 

Registro de momento de aula teórica no "Música na Escola" [fotografia: arquivo do projeto]


A linha de atuação do CPEM manterá a inclusão de adultos e idosos e a oferta de formação musical como oportunidade para crescimento pessoal na coletividade.

Retrospecto. Em 2017, a docente ministrou dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de violão no Lar Beneficente “Celina”, entidade assistencial localizada na zona norte da cidade. A procura foi alta e a turma iniciou com 80 alunos, sendo 40 em cada curso. Já em 2018, no mesmo local, as aulas de violão ocorreram sob o formato de projeto de Extensão pela primeira vez, com estudante bolsista como ministrante.

No ano de 2019, a ação extensionista ofereceu 9 turmas, sendo 4 no “Celina” e 5 no Campus Votuporanga. Com o nome "Música na Comunidade: Violão Básico", o projeto foi desenvolvido com os próprios instrumentos musicais dos participantes. Bruna Santos e o professor Osvandre Alves Martins resolveram unir forças e, juntos, adquiriram instrumentos de corda, o que facilitou a rotina de estudos.

Em 2020, Bruna Santos recebeu com entusiasmo a aprovação de dois projetos de extensão em música: violão e violoncelo. Porém, com a pandemia do novo coronavírus, acabaram por ser cancelados.

Março de 2022 marcou o retorno da comunidade do Campus Votuporanga às atividades administrativas e letivas 100% presenciais, depois de quase 2 anos de restrições impostas pela crise sanitária. A professora e musicista optou por se aproximar dos estudantes que também passavam por uma fase de adaptação no pós-pandemia. Os participantes do projeto se apresentaram no Sarau Federal com piano e cordas.

 

Registro de ensaio do primeiro semestre letivo de 2023 [fotografia: arquivo do projeto]


Interessados em música e nas atividades do projeto podem entrar em contato com a Coordenação de Extensão (CEX) pelo telefone 17 3426 6998 das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, ou por email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página