Taekwondo completa 10 anos como projeto extensionista no Campus Votuporanga

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 20h14 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 13h40 | Acessos: 317

Projeto iniciado em 2014 já acolheu mais de 200 participantes e agora tem parceria com a prefeitura de Votuporanga

Treino de 2014, com o professor Ivan Lopes ao fundo [fotografia: arquivo pessoal]

O projeto de Extensão de taekwondo do Campus Votuporanga do IFSP, sob a liderança do professor Ivan Lopes, comemora 10 anos de existência, marcados por transformações pessoais e histórias inspiradoras. Ao longo dessa década, mais de 200 participantes passaram pelo projeto, encontrando no esporte uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, sendo eles físicos ou emocionais.

Com a exceção do ano de 2021, por conta da pandemia, o projeto sempre foi fomentado pelo IFSP com bolsistas. No total, foram 4, um deles egresso do curso de Engenharia Civil que continua auxiliando nas aulas.

Dentre os momentos marcantes ao longo dessa trajetória, destaca-se a participação no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Recife – PE, em 2015. No entanto, são os depoimentos de participantes do projeto que mais têm emocionado o professor Ivan Lopes.

“Com muitos anos de treino eu sinto meu joelho doer, e isso por muitas das vezes me fez pensar em desacelerar o ritmo das aulas, mas logo penso que a minha vontade não pode prevalecer porque esse projeto faz bem para outras pessoas”

Professor Ivan Lopes com o filho em Recife-PE, ano de 2015 [fotografia: arquivo pessoal]

Vítor Antônio Polacchini, egresso do curso de Engenharia Civil, relata como o taekwondo ajudou em seu desempenho acadêmico e bem-estar geral. “No início, eu estava inseguro em começar a treinar Taekwondo, tudo porque eu queria estudar o máximo de tempo possível. Resolvi continuar o treino, por ter gostado muito. Após 3 meses de treino, percebi que minhas notas melhoraram muito, passei a dormir melhor e me cansar menos tanto nos estudos como fazendo exercícios, hoje estou rendendo muito mais”, conta.

Natal Henrique Cordeiro, professor do Campus Votuporanga e participante, enfatiza a importância do projeto como um espaço de convivência e desenvolvimento pessoal. “O projeto Taekwondo surgiu como uma ótima oportunidade para realização de um curso diferente dos convencionais que tem a preocupação apenas com o conhecimento técnico. O ambiente propicia a convivência com alunos, professores e pessoas da sociedade com respeito independente do seu cargo profissional. É importante ressaltar também que é um ambiente em que executamos atividades físicas e de processos disciplinares, melhorando a nossa qualidade de vida tanto fisicamente como psicologicamente”, analisa.

Jéssica de Mores Amorim, também egressa da primeira turma de Engenharia Civil, descreve a transformação positiva que o taekwondo trouxe para sua vida, incluindo condicionamento físico, disciplina e aprendizado espiritual: “a inclusão do Taekwondo na minha vida tem mudado minha rotina, cada vez mais, para melhor. Adquiri um bom condicionamento físico, disposição, disciplina e muito aprendizado espiritual. A arte marcial, novidade no meu cotidiano, me fez tão bem que já não me imagino sem. É uma experiência inexplicável a cada aula”.

Participantes do projeto de Extensão após treino no ano de 2015 [fotografia: arquivo pessoal]

“O sentimento que me move é saber que estamos no caminho certo, que o esporte é importante na vida das pessoas, e pensando nisso a conclusão é que não podemos parar. Com muitos anos de treino eu sinto meu joelho doer, e isso por muitas das vezes me fez pensar em desacelerar o ritmo das aulas, mas logo penso que a minha vontade não pode prevalecer porque esse projeto faz bem para outras  pessoas. Essa motivação fez eu me mover positivamente e então nasceu a parceria com a prefeitura de Votuporanga, fiquei com a parte burocrática e agora temos um professor pronto para ensinar nossos alunos que por sí só já notam a diferença na vida deles. Vamos continuar a caminhada, levando esse esporte cada vez mais longe", diz o professor Ivan Lopes.

Apesar de não serem filiados a federações de taekwondo, o projeto estabeleceu uma parceria informal com a academia Cavalin de Votuporanga, que fechou em 2019. Essa colaboração permitiu a participação do grupo em exames de faixa e competições.

Prefeitura de Votuporanga. A parceria com o município foi estabelecida em março deste ano e fortaleceu o projeto ao oferecer espaço para treinamento no Centro Social Urbano, o “CSU”, além de apoio para participação em eventos externos e a disponibilização de um professor de taekwondo, esforço em conjunto que já foi premiado com medalhas em competições nos últimos meses.

Com uma década de trajetória extensionista, o projeto de Taekwondo do IFSP Campus Votuporanga é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas e proporcionar um ambiente de crescimento pessoal.