Artigo científico propõe demonstração inédita de trincas pitagóricas para o ensino de Matemática

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2023, 17h22 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 17h22 | Acessos: 1274

A descoberta pode ser utilizada pedagogicamente na Educação Básica

Dulcilene de Paula, Marina Machado, Saulo dos Reis e Rafael Vignoto [fotografia: arquivo do IFSP]

Como ensinar Matemática para além da decoreba? Como o professor do Ensino Médio pode despertar o interesse do educando pela Matemática? Essas são umas das perguntas a que pretendem responder três professores e um estudante do curso de Licenciatura em Física do Campus Votuporanga.

O artigo intitulado Trincas Pitagóricas: uma abordagem para auxiliar o ensino de Matemática apresenta um teorema inédito relacionado à obtenção de trincas pitagóricas.

Uma trinca pitagórica é formada por um conjunto de três números naturais, designados por “a, b e c”, em que “a” e “b” são os dois lados perpendiculares de um triângulo retângulo e “c” é hipotenusa.

Segundo o professor Saulo Portes dos Reis, graduado em Física e Matemática, o famoso Teorema de Pitágoras está presente no nosso dia-a-dia em construções, objetos e utensílios. “A ideia por trás do Teorema de Pitágoras pode ser utilizada, dentre outras coisas, para garantir a perpendicularidade de duas paredes de uma casa”, explica o docente do IFSP que também coordena as ações do Pibid no Campus Votuporanga.

A busca por trincas pitagóricas sempre foi um desafio para matemáticos, dando origem inclusive a problemas que atravessaram séculos, como o último teorema de Fermat. Dentro desse contexto, a contribuição do artigo científico oferece um método prático de se encontrar trincas conhecendo-se apenas um dos catetos.

A ideia ainda é que o  método descrito no artigo seja utilizado para estimular os educandos a estudarem as trincas pitagóricas e relacioná-las com propriedades geométricas, além de permitir a introdução dos conceitos de divisibilidade e de números primos na sala de aula e a resolução de sistemas lineares com duas equações e duas incógnitas.

A publicação científica também envolveu as professoras Dulcilene de Paula, que leciona Física na Escola Estadual Dr. José Manoel Lôbo, e Marina Machado, que atua no curso de Licenciatura em Física do Campus Votuporanga, onde o graduando Rafael Vignoto cursa o último ano.

Pibid. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é desenvolvido no curso de Licenciatura em Física desde 2018. Atualmente, há 24 bolsistas em atuação em escolas públicas estaduais do município.

Na Escola Estadual Dr. José Manoel Lôbo, a atuação de graduandos do IFSP ocorre desde 2020. “Como docente da rede pública, acredito que esses estímulos de caráter desafiador atuam como agentes motivadores, não só para os alunos, mas também para o professor”, conta Dulcilene de Paula, supervisora do Pibid na escola e professora com mais de 20 anos de experiência.

Licenciatura em Física. O curso é oferecido pelo Campus Votuporanga do IFSP no período noturno e as 40 vagas são ocupadas por meio do Sistema de Seleção Unificado, o Sisu. Interessados em ingressar em 2024 devem participar do Enem 2023 e aguardar o cronograma do Sisu 2024. Para acessar a grade curricular, clique aqui.

O artigo foi publicado na revista Ciência e Natura, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul. Acesse a publicação científica gratuitamente: