Câmpus realiza Mostra Brasileira de Foguetes e Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 16h40 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 12h47 | Acessos: 934

No último sábado (13/05/2023), foi realizada  a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) no Câmpus Votuporanga.

Na ocasião, estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio confeccionaram foguetes de garrafa PET e fizeram o lançamento deles por meio da reação química da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. O evento foi promovido pelo servidor Fernando Barão de Oliveira e pelo Professor Newton Flavio Correa Molina.

“Creio que o principal ganho foi a integração entre diversos conteúdos de forma prática, como reações químicas, equacionamento de parábolas e movimentos. Ver o engajamento de alunos e servidores do IFSP foi muito gratificante” relatou o prof. Newton.

Inicialmente, foi realizada uma aula com explicações dos conceitos Matemáticos, Químicos e Físicos que envolvem o lançamento dos foguetes. Os estudantes do curso de Licenciatura em Física bolsistas do PIBID, Kawam Oliveira Freitas e Mateus Dias Garcia participaram da organização do evento.

Para Kawam: “A MOBFOG é uma oportunidade singular para os alunos participantes e bolsistas do PIBID. Além de incentivar o interesse pela ciência e tecnologia, proporciona um ambiente multidisciplinar de aprendizado prático, abrangendo as áreas de Química, Matemática e Física, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração, elementos essenciais para a formação de futuros cientistas.”

Após a explicação teórica, os estudantes confeccionaram os foguetes em grupos e fizeram o lançamento. Mateus acompanhou também os lançamentos e considera que “A Mostra Brasileira de Foguetes é muito importante, pois proporciona uma experiência prática e divertida no estudo da Física, estimulando o interesse pela ciência, pelo trabalho em equipe e pelo desenvolvimento de habilidades científicas e tecnológicas.”

Mostra Brasileira de Foguetes e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes a partir de uma base de lançamento o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site.

Junto à MOBFOG, é realizada anualmente a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior desde que por escolas de língua portuguesa. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Neste ano, a 26ª OBA será aplicada aos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio amanhã, dia 16/05/2023.

Mais informações: http://www.oba.org.br/