Multinacional do setor elétrico ministra dia de atividades a estudantes do curso de engenharia

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 17h17 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 17h36 | Acessos: 949

O evento Schneider Day abordou tópicos tecnológicos e os programas de estágio e trainee da empresa

Equipe da Schneider e estudantes de Engenharia Elétrica após o Schneider Day [foto: arquivo pessoal]

Aline de Morais Prates é estudante do 8º período do curso de Engenharia Elétrica, recentemente reconhecido com nota máxima pelo MEC, e desde julho de 2022 é estagiária da Schneider Eletric, multinacional francesa com mais de 180 anos de história e atuante no Brasil há 70 anos.

A graduanda foi responsável por articular o Schneider Day, ocorrido no dia 25 de outubro no anfiteatro do Câmpus Votuporanga como evento de relações universitárias da multinacional voltado para estudantes do curso de Engenharia Elétrica.

“Pela manhã, tivemos a apresentação dos programas de Estágio e Trainee da empresa, que inclui a possibilidade de atuação no exterior, além de dicas para as entrevistas”, conta Aline Prates, que neste momento estrutura uma proposta de projeto de pesquisa para o PIBIFSP 2023, sob orientação do professor João Henrique Silva Pereira, com foco em demandas da Schneider Eletric.

A programação prosseguiu com tópicos ministrados por engenheiras e engenheiros da Schneider Eletric e abordou sistemas elétricos de distribuição de energia e a perspectiva de digitalização, bem como produtos, equipamentos e aplicações em baixa e média tensão. No período noturno, o tema foi qualidade da energia.

Carolina Machado e Aline Prates [foto: arquivo pessoal]

“Ter um contato com profissionais da nossa área falando e mostrando os dispositivos foi incrível. Uma experiência única e valiosa, um bate papo muito legal na qual eles foram super bacanas com a gente. Falaram de tudo, estágio, mercado de trabalho, os dispositivos, dicas de entrevista de emprego, aplicações, clientes satisfeitos com a marca… vai ser um dia que vou guardar comigo pra sempre. A Schneider Electric está de parabéns, espero um dia participar desse time”, avalia a estudante Carolina Ferreira Machado, do 8º período do curso, que desde outubro também tem outro estagiário na empresa. Thales de Miranda Kettelut Polon, do 10º período, foi contratado e atua no segmento de eficiência energética, atendendo mais de 300 clientes, como Carrefour e Brasil Foods.

Relações Schneider Eletric e IFSP. A estudante Aline Prates aponta a perspectiva de participação da empresa na Semana da Engenharia em 2023 (5 a 7 de junho), como nova ação de relações universitárias a ser formalizada como projeto junto à multinacional. Além disso, há a possibilidade de se desenvolver um projeto específico de mentoria a partir do Instituto Schneider Eletric.

No panorama de visitas técnicas, o foco são as unidades de Cajamar-SP e Blumenau-SC.

Aline Prates e equipe da Schneider [foto: arquivo pessoal]

O atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do IFSP prevê o desafio institucional de fortalecimento da imagem da instituição, estabelecendo 3 (três) indicadores de desempenho, entre eles a evolução da quantidade de parcerias com o Setor Produtivo e Arranjos Sociais.