Aluno do Câmpus Votuporanga é premiado em simpósio

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 18h57 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 22h51 | Acessos: 962

Projeto de pesquisa recebe menção honrosa em Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica

O aluno Joaquim Kayo Lopes de Camargo do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas participou do 23º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da FATEC-SP com o Projeto de Pesquisa: UM ESTUDO APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE UM CHATBOT PARA O IFSP-CÂMPUS VOTUPORANGA e recebeu Menção Honrosa e ficou entres os 3 melhores da sua área.

O projeto de pesquisa do aluno  visa o estudo da mediação da interação humano-computador via recursos que se utilizam da inteligência artificial, como chatbots. Os chatbots são programas utilizados para conversações entre sistemas e humanos, e como ferramentas produtivas que facilitam e agilizam as atividades entre os indivíduos. Nesse contexto, pretende-se utilizar ferramentas, tecnologias, teorias e metodologias para o desenvolvimento e a aplicação de um chatbot, o qual, terá uma aplicação para o atendimento de usuários que procuram entrar em contato com o IFSP-Câmpus Votuporanga. Assim, a partir dos conceitos de Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural, o sistema terá como objetivo a automatização na mediação do contato entre o campus e os docentes, discentes ou a comunidade externa através das redes sociais. O algoritmo permitirá a implementação de novas respostas a base de informações, que podem ser consultadas pelo usuário posteriormente.

Na última sexta-feira o aluno foi premiado em mais um evento, dessa vez um evento do IFSP de Bragança Paulista, o 11º Consistec. Joaquim Kayo ficou  entre os 13 melhores trabalhos e fomos convidados a publicar em um capítulo de livro.