Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Artigo de professor de Física contribui com estudos relacionados a sangue sintético

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 19h31 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 20h15 | Acessos: 1773

O trabalho é fruto de doutorado em Biofísica Molecular e versa sobre uma das interações que ocorrem dentro de uma das proteínas que compõem o sangue

[foto: arquivo do professor Josimar Silva

O professor Josimar Fernando da Silva, da área de Física, comemora publicação de artigo em períodico internacional, decorrente de seu doutorado em Biofísica Molecular, concluído em 2019 na Unesp/Ibilce, em São José do Rio Preto-SP. O trabalho publicado tem perspectiva interdisciplinar e relaciona-se com estudos teóricos de contribuição direta para a engenharia biotecnológica.

O estudo aborda uma das interações que ocorrem para a molécula de oxigênio se estabilizar em proteínas sanguíneas, como é o caso da hemoglobina, oferecendo marco teórico para o campo científico que debruça-se sobre a produção de sangue sintético.Trabalhos de pesquisa básica sempre são importantes para atingirmos os avanços que a nossa sociedade almeja”, defende o professor que leciona a disciplina de Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos no curso de Licenciatura em Física do Câmpus Votuporanga.

Conexões unespianas. O professor do IFSP foi orientando de Elso Drigo Filho no doutorado em Biofísica Molecular na Unesp, que também será o orientador de Leonan Augusto Massete Pera, formando do curso de Física do Câmpus Votuporanga aprovado em primeiro lugar no referido programa de pós-graduação.

Durante a graduação, Leonan Pera participou de projeto de Iniciação Científica e realizou trabalho de conclusão de curso orientados por Josimar da Silva.

O artigo a seguir foi publicado na revista The European Physical Journal D, sob o título: Interaction between iron ion and dipole carbon monoxide inside spherical cavities

Traduzido para o português:

Interação entre íons de ferro e monóxido de carbono dipolo dentro de cavidades esféricas

As interações que ocorrem dentro das hemoproteínas são importantes para os sistemas biológicos e são de interesse para a compreensão dos sistemas vivos. Desta forma, é importante conhecer as interações vibracionais e eletrostáticas neste sistema. Neste artigo, um estudo é feito usando uma nova abordagem para descrever a interação entre íons de ferro e monóxido de carbono dentro de cavidades esféricas que mimetizam volumes de cavidades de proteínas em três meios diferentes (vácuo, água e gelo). Usamos uma função de onda teste alternativa como um ansatz no Método Variacional para o cálculo da energia para um sistema íon-dipolo confinado. Essa função de onda teste é inspirada na Mecânica Quântica Supersimétrica. Um dos resultados obtidos é o valor da energia do estado fundamental dessa interação no vácuo dentro de uma cavidade esférica de raio aproximadamente igual a 12 raios de Bohr obtido pelo Método Variacional. Este resultado é comparado com o valor de energia obtido pelo método perturbativo Moller-Plesset de segunda ordem e há uma diferença de aproximadamente 1,9.10-3 hartree (3,87%).

Acesse o artigo: https://doi.org/10.1140/epjd/s10053-020-00018-y

Conta de email institucional do professor Josimar: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Neste mês de fevereiro, o professor Josimar Silva também publicou o artigo "Efeitos do confinamento quântico nas propriedades termodinâmicas", em periódico internacional, concretizando a divulgação de sua pesquisa da graduação.

registrado em:
Assunto(s): Física , Biofísica , Biotecnologia ,
Fim do conteúdo da página