Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Câmpus Votuporanga concretiza Centro de Línguas (CeLin)

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 13h54 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 13h54 | Acessos: 1217

O CeLin é vinculado à Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) e visa à internacionalização do IFSP


Aula inaugural do curso de Redação para o Enem [print: Jéssica Amorim]


 

Na última quarta-feira, 28 de outubro, tiveram início as aulas dos cursos de Redação para o Enem e Inglês Básico I, projetos de Extensão que concretizam a implantação do Centro de Línguas (CeLin) do Câmpus Votuporanga do IFSP. Os cursos totalizam 90 vagas e terão atividades até a última semana de fevereiro de 2021, cobrindo todo o segundo semestre letivo de 2020, que atrasou por conta da pandemia.

 

A professora Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo, da área de Letras, é a responsável pelo Celin no Câmpus Votuporanga, designada pela Portaria 66/2020. “Entre os planos, estão Assessoria de Língua Portuguesa para correção/revisão de textos, projetos e TCCs, além de atividades artístico-culturais envolvendo diferentes línguas”, conta a docente.

 

Cursos seguem online, por conta da pandemia [print: Jéssica Amorim]


 

Os objetivos dos Centros de Línguas do IFSP estão estabelecidos na Resolução 61/2017. Entre eles, divulgar, organizar e aplicar testes de proficiência em língua estrangeira. Também poderão atuar docentes estrangeiros visitantes lotados no IFSP que queiram ofertar cursos relacionados à sua área de formação acadêmica ou atuação profissional.

 

Arinter. Os Centros de Línguas são vinculados à Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFSP, que, desde 2015, vem fomentando ações de internacionalização. O representante pela assessoria no Câmpus Votuporanga é o professor Eduardo Cesar Catanozi.

 

“A implantação do CeLin no câmpus Votuporanga estimulará o estudo de línguas estrangeiras e da língua portuguesa, o que poderá ser significativo para ampliar as potencialidades comunicacionais de nossos alunos e servidores. A partir do momento em que se entra em contato com outras culturas, o indivíduo local passa a enxergar-se como cidadão do mundo, o que lhe abre horizontes para buscar diferentes oportunidades de estudo ou de trabalho, além de reafirmar a sua identidade e de passar a respeitar diferenças étnico-culturais", afirma Eduardo Catanozi.

 

Palestra na Semana da Física. Nesta quarta-feira, 4 de novembro, a partir as 19h, a professora Cynthia Regina Fischer, assessora para Relações Internacionais (Arinter) do IFSP, proferirá a palestra “Internacionalização na Rede Federal : Modelos, perspectivas e desafios”.

 

A atividade é aberta ao público em geral e integra a programação da Semana da Física 2020. Para assistir, acesse o link abaixo e, se preferir, ative o lembrete:

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página