Câmpus Votuporanga participa de oferta de Pós-Graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 17h29 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 17h11 | Acessos: 2433

O programa é oferecido em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes)

Câmpus Votuporanga [foto: arquivo do IFSP]

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) implantou, por meio da Resolução n. 47/2020, a Especialização lato sensu Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), na modalidade a distância (EAD) e com carga horária de 460 horas.

O Câmpus Votuporanga se soma a Barretos, Capivari, Guarulhos e São João da Boa Vista. Cada unidade oferece 60 vagas, totalizando 300 oportunidades no IFSP. O curso é gratuito e terá duração de 12 meses, sem taxas de inscrição e matrícula.

O professor Ivair Fernandes de Amorim, coordenador de Pesquisa e Inovação (CPI) do Câmpus Votuporanga, analisa que a docência no ensino profissional e tecnológico tem ganhado visibilidade pela expansão da rede que oferta essa modalidade, mas também “pela crescente demanda de formação de profissionais técnicos em vários setores produtivos em nosso país”.

A CPI, em conjunto com a coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA), terá a responsabilidade de articular a execução do curso. Ivair Amorim comemora a oferta da qualificação profissional em questão e sublinha sua perspectiva regional. Envolve desenvolvimento dos arranjos produtivos educacional, científico e tecnológico do Noroeste Paulista”, crava o professor que atua no Comitê de Avaliação de Trabalhos do Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, o CIENP.

Público-alvo e objetivos. O programa do curso de especialização objetiva capacitar os professores para lecionarem em cursos de educação profissional e tecnológica, em especial de nível médio, com a premissa de construir capacidades para o uso de tecnologias na Educação a Distância (EaD).

Podem concorrer às vagas professores da Rede Pública Municipal, Estadual e Federal diplomados em qualquer curso de graduação de qualquer área do conhecimento, cujo diploma seja devidamente reconhecido, validado ou revalidado por órgão competente do Ministério da Educação (MEC) ou designado por este, e que tenham interesse em atuar em cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Inscrições e seleção. Os candidatos devem encaminhar toda a documentação exigida até 15 de novembro de 2020 para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., identificando no campo “Assunto”: Nome do Candidato – INSCRIÇÃO Processo Seletivo Edital nº 397/2020.

A seleção será realizada por meio de sorteio no dia 23 de novembro, a partir das 14h, no canal oficial do IFSP no YouTube.

Aulas serão transmitidas no Polo UAB/Votuporanga, situado na Zona Sul da cidade

[foto: reprodução/internet]

Documentos do Processo Seletivo

Resolução nº 47/2020

Edital nº 397/2020

Edital nº 417/2020 - Retifica do Edital nº 397/2020 [novo]

Anexo I - Autodeclaração Étnico Racial

Anexo II - Declaração para Concorrer às Vagas Reservadas às Pessoas com Deficiência

Anexo III – Requerimento de inclusão e uso de nome social

Anexo IV – Declaração de endereço

Anexo V – Interposição de recurso

Anexo VI – Ficha de inscrição

(Esta notícia foi atualizada no dia 05/11/2020, por força do edital 417/2020, que retifica o edital original, aumentando o número de vagas por unidade e expandindo o público-alvo).