Professor de história ministra palestra em evento internacional da UFF

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 13h04 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 13h26 | Acessos: 1085

Palestra fará análise comparativa entre as guerras da Crimeia (1853-1855), da Secessão Americana (1861-1865) e da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870)

Leandro Gonçalves na biblioteca do Câmpus Votuporanga [foto: arquivo do IFSP]

O professor Leandro José Clemente Gonçalves ministrará, no dia 3 de setembro, a palestra "A experiência do combate terrestre nas guerras da segunda metade do século XIX: Crimeia, Secessão Americana e Paraguai" no Simpósio Internacional de História Global e das Relações Internacionais, evento do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da Universidade Federal Fluminense (UFF) que iniciou ontem, 31/08.

Atualmente na sétima edição, o evento terá 3 conferências e quinze palestras sobre o tema "Guerra do Paraguai: 150 anos depois". A palestra do professor do IFSP será online e ocorrerá a partir das 14h da próxima quinta-feira, na mesa "A guerra e os militares".

Leandro Gonçalves pesquisou a Guerra do Paraguai no mestrado e a Guerra da Secessão no doutorado. Professor nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no IFSP, o docente conta que se esforça para conciliar a atividade de ensino de História com a continuidade de estudos avançados em História Militar. "Tento equacionar o meu tempo entre preparação de minhas aulas e minhas pesquisas. Separo meus dias da semana entre preparo de aulas e leituras/escrita das minhas pesquisas", revela.

Estudantes que se preparam para o Enem e vestibulares devem estar atentos às origens da Guerra da Secessão, vinculadas à questão da escravidão negra, e os seus efeitos sobre a sociedade, a organização política e a economia dos Estados Unidos

[foto: reprodução/internet]

No mês de junho, a convite da Marinha de Guerra do Brasil, o professor de história Leandro José Clemente Gonçalves organizou edição da Revista Navigator, de periodicidade semestral, tendo como tema também os 150 anos da Guerra do Paraguai.

Perguntado sobre a importância da participação no evento da UFF para a marca IFSP, o professor avalia que se trata de estratégica para o IFSP. "Independentemente da área de atuação, que seus professores estejam sempre envolvidos em eventos acadêmicos de relevância internacional como este, para projetar a imagem de nossa instituição de ensino".

O professor também conta que, no geral, colegas seus de outras Instituições de Ensino Superior avaliam que os Institutos Federais são estratégicos em levar educação pública, gratuita e de qualidade a rincões do país. "Já testemunhei colegas professores da Unesp afirmando que os(as) alunos(as) da rede IF são os(as) melhores alunos(as) de escolas públicas a ingressar na universidade, superando também, em formação e experiência de vida, os egressos de escolas privadas", finaliza.

A Transmissão acontecerá pelo YouTube, no canal do Inest/UFF.

Assunto(s): Palestra , História , UFF ,