Câmpus Votuporanga promove Concurso Literário de Microcontos

Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 18h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 18h58 | Acessos: 1392

Concurso é aberto à comunidade interna e externa e tem inscrições até 13/09

O Microconto é composição literária de até 150 caracteres

Qual o espaço físico da Literatura? Apenas as páginas de livros físicos ou digitais? A vida moderna e as novas tecnologias estimularam o aparecimento de obras literárias extremamente curtas, geralmente com, no máximo, 150 caracteres, tamanho suficiente para caber em uma tela de celular, um tuíte, uma mensagem ou postagem em redes sociais.

Esse novo gênero ou subgênero literário é derivado do conto e a sua principal característica é a ação narrada com bastante brevidade: são os microcontos ou microrrelatos, os quais surgiram no final do século passado e ganharam força no início deste século, principalmente em sites especializados.

Atento a essas novas expressões da literatura, o Câmpus Votuporanga do IFSP promove o Concurso Literário de Microcontos, com o objetivo de fomentar a expressão artística por meio da palavra escrita e de estimular o letramento literário.

"A ideia do concurso é viabilizar a intersecção da pesquisa, já que é fruto de um projeto de iniciação científica do aluno do curso de Licenciatura em Física Vitor Hugo Dias Ferrara; do ensino, pois os alunos do Instituto Federal estão estudando esse novo gênero literário; e de extensão, visto que a ação é destinada à comunidade interna e externa", contextualiza o professor Eduardo Cesar Catanozi, orientador do projeto "Leitura e produção de microcontos como estratégia de letramento literário", fomentado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP (PIBIFSP).

Regulamento - Concurso Literário de Microcontos

Categorias:

Categoria 1: Estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio Integrado do Câmpus Votuporanga;

Categoria 2: Estudantes regularmente matriculados no Ensino Superior do Câmpus Votuporanga;

e Categoria 3: Servidores do Câmpus Votuporanga e membros da comunidade externa.

Inscrições gratuitas. Cada autor poderá inscrever até 3 microcontos através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Resultado do concurso com os textos premiados será divulgado no dia 28 de setembro. Os microcontos vencedores do curso serão publicados em sites específicos desse gênero textual e nos perfis oficiais do Câmpus Votuporanga nas redes sociais Facebook e Instagram. Serão também analisados no projeto de iniciação científica.