Cursos técnicos e superiores retomam visitas técnicas

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 23h14 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 21h08 | Acessos: 1127
Estudantes de Engenharia Elétrica visitam a CTEEP
imagem sem descrição.

O voltas às aulas para o segundo semestre letivo de 2019 foi marcado por três visitas técnicas para estudantes dos cursos de engenharia. Dia 17 de agosto, o segundo ano de Elétrica visitou a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), em Votuporanga, sob instrução dos professores Antônio Carlos de Carvalho e Claudiner Mendes de Seixas.

No dia 20 do mesmo mês, foi a vez do primeiro ano de Civil debutar na modalidade de visita técnica, percorrendo o canteiro de obras de um edifício residencial no centro de Votuporanga, acompanhado pela professora Mara Regina Pagliuso Rodrigues, na disciplina de Tecnologia da Construção Civil 1.

Visita Técnica a construção de edifício residencial

A estudante Desirreê Sayuri Toma Cezario da Silva conta que, embora a turma ainda não tenha cursado Topografia e outras disciplinas técnicas, a visita foi de grande proveito para contato com obra de edifício em fase fundacional. "As instruções do engenheiro responsável foram excelentes, porque relacionou tipo de solo e técnica de fundação, além de esclarecer, na prática, aspectos de Segurança no Trabalho inerentes ao dia-a-dia da obra e da profissão", explana.

Neste mês de setembro, no dia 5, cerca 12 estudantes de Civil visitaram o Complexo de Reciclagem de Entulhos do município de São José do Rio Preto, em iniciativa conduzida pelo professor Lucas Augusto Natalin, que articula um retorno da turma à cidade de Rio Preto em outubro, desta vez ao Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto, o SeMAE.

O que vem por aí

Os professores e coordenadores de curso seguem agendando visitas técnicas. Até o momento, tem-se este cronograma:

Empresa / instituição

Técnico em Mecânica

Usina de Bioenergia Alcoeste, com o professor José Ricardo Camilo Pinto

Fernandópolis-SP

Segundo Matheus Lima de Souza, estudante de Engenharia Elétrica e presidente do centro acadêmico do curso, o calendário de visitas técnicas da respectiva graduação é proposição do movimento estudantil para enriquecer a formação profissional. "Além de visitas técnicas, também estamos discutindo a possibilidade de um parceria com o curso de Física para trabalho voluntário", conta.