Mostra Nacional de Robótica condecora trabalho do curso Técnico em Informática

Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2019, 13h36 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h20 | Acessos: 1429
Robô Cobra exposto no evento Arduino Day em março de 2019
imagem sem descrição.

O Comitê Científico da 7ª Mostra Nacional de Robótica (MNR), realizada em 2017, mediante publicação dos Anais do evento em abril deste ano, condecorou o trabalho “Cobra: Um Robô Humanoide com Treze Graus de Liberdade” com as medalhas de Mérito Acadêmico e de Mérito Técnico.

Trata-se de trabalho desenvolvido e relatado em artigo técnico-científico, bem como em vídeo, pelos estudantes Donizete Correia Júnior, Gabriel Branco da Silva e Johnny Henrique Lopes Cardoso de Oliveira, egressos do curso Técnico em Informática Integrado Ensino Médio e orientados pelo professor Osvandre Alves Martins no Laboratório de Computação Aplicada à Automação, o LCAA.

A MNR vem se mostrando como um dos principais eventos de cunho técnico e científico do país, associado à Iniciação Científica em Robótica, tanto em nível médio e técnico quanto superior. Na edição de 2017, mais de 1700 autores submeteram trabalhos, com a participação de 405 instituições de todo país, entre escolas, universidades, centros de pesquisa e correlatos.

Leia o artigo duplamente condecorado clicando aqui.

Com a palavra, o professor

O professor Osvandre Martins comenta com orgulho o êxito do trabalho desenvolvido com os estudantes:Esses alunos souberam aproveitar oportunidades e reuniram esses ingredientes que fortemente cultivamos no LCAA e no IFSP. Os resultados deles na MNR foram frutos de atitudes que eles traziam consigo e que ajudamos a potencializar. Hoje, temos notícias que avançaram em seus estudos, conseguiram se colocar no mercado de trabalho e estão se mantendo em desenvolvimento”.

O docente também destaca que em 2016, nos Anais desse mesmo evento, também houve condecoração dupla (Mérito Acadêmico e Técnico) aos egressos Francielle da Silva Nunes e Felipe Sofia Zanuzzo, pela apresentação do trabalho intitulado “Sinar: Um sistema de navegação autônoma para robôs e as plataformas robóticas construídas ao seu desenvolvimento”, com co-orientação do professor Natal Henrique Cordeiro.

LCAA, o Laboratório de Computação Aplicada a Automação

O LCAA surgiu em 2012, por meio do Edital 067/2012 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFSP, sob iniciativa dos professores Osvandre Alves Martins e Natal Henrique Cordeiro. Com foco em Iniciação Científica e projetos voltados para provimento de soluções a problemas apresentados pelo setor produtivo, o laboratório hoje também conta com a atuação dos professores Ricardo César de Carvalho, no campo da Domótica e Impressão 3D, e Rafael Garcia Leonel Miani, no da Inteligência Artificial.