Estudante recebe medalha de mérito da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 20h02 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 20h05 | Acessos: 1362

A estudante do 2º ano do curso de Técnico em Mecatrônica Sandy da Silva recebeu medalha de mérito pela participação na edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que contou com mais de 156 mil inscritos. 11 estudantes do Câmpus Votuporanga participaram na Modalidade Teórica, todos do curso de Mecatrônica e orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Gratão Gegui, que estimulou os estudantes com grupo de estudos.

Sandy recebeu medalha de mérito porque foi a única do grupo a passar para a 2ª fase. Entusiasmada para a edição 2019 da OBR, fala sobre suas expectativas: “Quero participar novamente, até porque é algo muito importante para o currículo e pretendo cursar Engenharia Mecânica”.

Inscrições abertas para OBR 2019

As inscrições para edição 2019 da OBR estão abertas até o dia 17 de maio e, no Câmpus Votuporanga, serão orientadas pelo professor Ricardo Gregui, que acredita no aumento da adesão dos estudantes: “A tendência é sim de aumento no número de participantes, com adesão de discentes dos cursos de Informática e Edificações. Vamos nos preparar para subsidiar as inscrições e a participação dos estudantes. Considero até formalizar a preparação como grupo de pesquisa, de modo que o câmpus possa ter formação permanente para as edições da OBR”.

Sobre a OBR

A OBR ocorre desde 2006 e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A olimpíada tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Em 2018, na Modalidade Prática, foram mais 4.300 equipes de todo país.

A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e CNPq. Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.