Egresso do curso de ADS ministra palestra para estudantes do curso Técnico em Informática

Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 13h31 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2019, 12h04 | Acessos: 1002

O analista de sistemas Antônio Carlos Pereira de Souza, o Tom, é egresso da segunda turma do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Atuando na empresa GD Virtual, na área de Desenvolvimento de Software, Tom esteve no Câmpus Votuporanga no último dia 11 de fevereiro para palestrar na disciplina de Gestão de Inovação e Empreendedorismo, ministrada pelo Prof. Me. Eduardo de Pieri Prando no 3º ano do curso Técnico em Informática. Também participaram os estudantes do 1º e 2º ano.

O tema foi "Internet da Coisas (IoT) e a sua influência na Indústria 4.0", que se situa na esfera da Revolução Tecnológica e na necessidade do Brasil em se inserir na corrida por pesquisa e implementação de processos inteligentes em sua cadeia produtiva. Sócio da empresa em que trabalha, Tom avalia sua trajetória como empreendedor e o papel do IFSP em sua formação: “Embora eu trabalhe com Desenvolvimento de Sistemas e sites desde o ano 2000, o curso de ADS trouxe uma nova visão sobre os processos e execuções dos projetos, elevando tanto o meu currículo quanto o knowhall da empresa, fundada em 2004. Com a formação de tecnólogo, hoje atendo clientes de cinco estados diferentes”.

A Indústria 4.0

Trata-se da implementação da chamada Internet das Coisas nas indústrias, ou seja, o uso de dispositivos inteligentes capazes de se comunicarem entre si e com as pessoas para o desenvolvimento desse setor. O professor Eduardo Prando explana que o conceito de Indústria 4.0 tem evoluído e já pode ser percebido no nosso dia-a-dia: “Podemos usar exemplos simples, como uma raquete de tênis que, conectada a um smartphone, é capaz de gerar dados sobre as jogadas de um atleta ou mesmo o controle da luz e som de aparelhos de uma residência com o simples toque em tela de celular. Ou, ainda, veículos que avisem o motorista sobre a hora certa para revisão de cada peça. Além de possibilitar o ganho de tempo e economia de dinheiro na vida das pessoas, a implementação da Internet das Coisas agrega valor aos produtos industriais, ampliando a capacidade de comércio”.

A Alemanha é o país que se destaca na liderança de pesquisas e implementação desses processos nas empresas, seguida pelos Estados Unidos.