Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Câmpus Votuporanga e o Instituto Federal São Paulo encerram o ano comemorando excelentes resultados junto ao INEP

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 14h50 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 18h24 | Acessos: 1666

Além da nota 4 de Enade e CPC do curso de ADS do câmpus Votuporanga, IFSP também fecha o ano com a média 4 de IGC.

No último dia 18 de dezembro, o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou o resultado do CPC – Conceito Preliminar de Curso e do IGC – Índice Geral de Cursos. Os dois resultados são plenamente satisfatórios para o Instituto Federal.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal – Votuporanga, único do câmpus a passar pelo ciclo avaliativo, obteve excelentes resultados: 4 de Enade e 4 de CPC, em uma escala que vai de 1 a 5. O CPC é um conceito composto pelos seguintes resultados, os quais objetivam avaliar a qualidade dos cursos: desempenho dos estudantes no Enade – Nota do Enade; valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes – IDD; perfil do Corpo docente (Regime de Trabalho e Titulação) no Censo Superior; Percepção Discente sobre as Condições do Processo Formativo; Questionário do Estudante no Enade.

De acordo com o INEP, apenas 38,3% dos cursos avaliados do país ficaram acima da média, nas faixas 4 e 5; 9,5% estão abaixo da média, nas faixas 1 e 2; e a grande maioria, ou seja, 52%, está na faixa 3. Dessa forma, o curso de ADS posicionou-se acima da média.

Os dados são referentes a 2017 e foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Inep em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 18 de dezembro, na sede do Instituto, em Brasília (DF).

Para o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Prof. Dr. Evandro de Araújo Jardini, o resultado é fruto de um trabalho em equipe e revela a competência do corpo docente e o comprometimento dos alunos do Câmpus Votuporanga. “Acredito que todos os professores se ocupam em preparar os alunos, da melhor maneira possível, em todos os componentes curriculares. O objetivo é formar os estudantes, adequadamente, para o mundo do trabalho e para dar continuidade à carreira acadêmica. Esses resultados aferidos pelo INEP refletem essa excelente formação”, afirmou.

Instituto Federal também apresenta aumento de IGC

O IGC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo também apresentou aumento no IGC – Índice Geral de Cursos, o qual resultou em uma nota 4 em uma escala que vai de 1 a 5. O IGC é calculado pela média dos CPC do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição; pela média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível (quando houver); e pela distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Vários estudantes em um laboratório de informática

Estudantes do curso de ADS recebendo visita no Câmpus Votuporanga do IFSP

2018 12 19 IGC enadeEstudantes e professores do curso de ADS no dia da aplicação do ENADE em 2017