Alunos do curso de Física do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga participam do Pibid

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 18h37 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 18h37 | Acessos: 826

As atividades ocorreram, neste semestre, em parceria com a Escola Estadual Profª Enny Tereza Longo Fracaro.

Desde agosto deste ano, o curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal- Câmpus Votuporanga está inscrito no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Dez alunos do curso de Licenciatura em Física do campus estão participando do Pibid. A aluna Evelyn Araújo, do 2º ano, diz estar animada com o projeto. “Espero colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de forma que os alunos compreendam com mais eficiência o estudo da Física”, declara. Já para o aluno Emanuel Lemes, do 1º ano, o projeto tem muito a acrescentar à sua formação, ajudando-o a desenvolver estratégias lúdicas e de baixo custo para aplicar nas aulas.

O Pibid é realizado em parceria com a Escola Estadual Profª. Enny Tereza Longo Fracaro, localizada em Votuporanga. Segundo a professora responsável pelas atividades na escola, Daniela Gatto, a presença dos licenciandos tornaram as aulas mais produtivas. “A escola espera contar com o empenho dos Pibidianos e, da mesma forma que estamos recebendo, queremos compartilhar uma boa prática para os futuros educadores”, afirma Daniela.

As coordenadoras de área e professoras do Instituto Federal Profa. Dra. Anna Isabel Nassar Bautista Saraiva e Profa. Ma. Marina da Silva Margiotti Machado apontam que o Pibid contribui, de maneira significativa, para a formação acadêmica dos alunos, pois proporcionam uma reflexão sobre os desafios da docência e estimula a busca de estratégias teórico-práticas para o desenvolvimento de atividades significativas.

O programa tem previsão de ser desenvolvido até o final de julho de 2019.

PIBID 2018 1

PIBID 2018 2