Estudantes dos 2º anos do Ensino Médio Integrado apresentam peças de teatro sobre obras literárias

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 13h14 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 13h43 | Acessos: 890

Espetáculos são apresentados no Anfiteatro do Câmpus Votuporanga.

Matéria produzida pelos alunos do IFSP Gabriel Barbosa da Silva e Fernanda Yukari Ynoue

Os estudantes dos segundos anos dos cursos de Ensino Médio Integrado apresentam, nesta semana, no Anfiteatro do Câmpus Votuporanga, peças de teatro baseadas em obras literárias:

Obra Autor Dia Horário
Dom Casmurro Machado de Assis  28/11 11h
O primo Basílio Eça de Queiroz  28/11 11h45
O Alienista Machado de Assis  30/11 8h
As doutoras França Júnior 30/11 9h
Noite na Taverna Álvares de Azevedo 30/11 10h

Todas as apresentações são gratuitas e abertas a comunidade em geral!

Sobre a iniciativa

A ideia de montagem das peças não foi coincidência entre as turmas: os três professores da disciplina de Língua e Portuguesa e Redação dos segundos anos, Profa. Dra. Aliana Lopes Câmara, Profa. Ma. Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo e Prof. Dr. Eduardo César Catanozi decidiram, em consenso, solicitar que os alunos produzissem os espetáculos, como nota parcial bimestral.

Os alunos do Curso Técnico Integrado em Informática encenam Dom Casmurro, de Machado de Assis, e O primo Basílio, de Eça de Queiroz, duas obras do período literário conhecido como Realismo.

No dia 30 de novembro, será a vez de os estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações apresentarem a obra O alienista, de Machado de Assis, do Realismo. Também subirão no palco, nesse mesmo dia, os alunos do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica, os quais apresentarão as obras As doutoras, de França Júnior, e Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, textos do Realismo e do Ultra-romantismo, respectivamente.

De acordo com a Profa. Aliana, em todo o processo houve muita liberdade de criação, já que os próprios alunos escolheram os textos, adaptaram as obras, idealizaram figurinos e cenários. “A única determinação que demos a eles foi que os textos deveriam pertencer aos períodos literários estudados neste semestre: as apresentações poderiam ocorrer em forma de teatro, ou de produção audiovisual”, explicou.

A Profa. Maria Cristina expôs o que espera ver nas apresentações: "As minhas expectativas são as melhores! Levando em consideração que, no ano passado, os alunos tiveram um grande empenho e todos os grupos se superaram com apresentações fantásticas, acho que vai ser bem legal. É uma atividade muito enriquecedora!", relatou.

Para o Prof. Eduardo Catanozi, a prática do teatro escolar, além de auxiliar os alunos a conhecerem as obras literárias, amplia as potencialidades comunicativas dos estudantes, pois trabalha a desinibição e a criatividade. “Além disso, ao se reunirem para criar todo o processo que envolve um espetáculo de teatro, como dramaturgia, cenografia, figurinos, adereços, maquiagem e interpretação, os alunos ampliam competências relativas ao trabalho em equipe”, explicou.

Um dos atores, o aluno do 2° ano do curso Técnico em Mecatrônica Fernando Salustiano Damasceno, concorda com essa opinião, pois a apresentação oferece vários benefícios: "Para mim, o teatro melhora a comunicação, auxilia na perda da timidez na hora de falar com o público e nos faz conhecer melhor os livros, o que pode ajudar na hora de prestarmos vestibulares. Estamos muito ansiosos para que tudo dê certo", contou.