Impactos da Tecnologia na sociedade: professor de Filosofia publica artigo em livro internacional

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 18h40 | Última atualização em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 12h35 | Acessos: 782

O autor discute os avanços tecnológicos e seus efeitos na vida dos indivíduos e, consequentemente, na sociedade

Matéria produzida pelos alunos do Instituto Federal Paola Guedes Bacca e João Vítor Cumba

Quais os impactos das tecnologias computacionais na sociedade? Foi depois de muitos estudos e ponderações sobre o tema que João Antonio de Moraes, professor de Filosofia do Câmpus Votuporanga do IFSP, escreveu o artigo intitulado: Complexity and informational privacy: a study in the systemic perspective, publicado no livro Systems, Self-Organization and Information: An Interdisciplinary Perspective, lançado pela editora multinacional britânica Routledge.

“O tópico da privacidade é um tema urgente a ser analisado no contexto da sociedade da informação”, diz o professor. Para o autor, a tecnologia permite uma maior exposição da privacidade do indivíduo e a falta de um limite claro entre o que é público e privado impacta em uma série de consequências que afetam, em especial, os jovens. São eles que constituem o que é denominada Geração Z, para a qual a utilização de tecnologias digitais não causa qualquer tipo de estranheza. Eles já nasceram imersos num mundo digital, sendo a maioria de suas ações (estudo, lazer, entretenimento, comunicação, entre outros) mediadas por estas tecnologias. Tal naturalidade promove, inicialmente, uma falta de questionamento sobre o uso e funcionamento de redes sociais online, mecanismos de busca, entre outros meios pelos quais a realidade dos jovens é direcionada, reforçando a urgência do debate sobre este tópico. Foi justamente este tópico que constituiu o Tema de Redação do ENEM deste ano, tornando clara a necessidade de diálogo constante com os jovens do Ensino Médio sobre o uso que é feito dessas informações pessoais a partir da coleta de dados ocorridas por meio das tecnologias citadas, uma vez que há ampla influência na constituição de seu pensamento crítico sobre o mundo.

Um dos objetivos expostos no livro é aprofundar discussões em torno do uso adequado das muitas formas de comunicação em massa existentes hoje. Tal assunto também foi debatido na dissertação de mestrado e na tese de doutorado do professor. O livro pode ser encontrado no site da editora Routledge (www.routledge.com), para compra física e em eBook.