Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados participam do ENEM

Publicado: Sexta, 16 de Novembro de 2018, 12h43 | Última atualização em Sexta, 16 de Novembro de 2018, 12h43 | Acessos: 722

Notas podem impactar no ingresso em cursos superiores

Matéria produzida pelos alunos do Instituto Federal Daniel Vítor de Amorim Carvalho e Laura Carolina Leal Tonim

Nos dois primeiros domingos do mês de novembro, 4 e 11, alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Câmpus Votuporanga do IFSP realizaram a prova do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Neste ano, a prova foi dividida em duas etapas: no primeiro domingo, os alunos responderam a 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos mais a redação, em 5h30min. No segundo dia, foram 45 exercícios de Ciências da Natureza e mais 45 de Matemática, com 4h30min de duração.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um projeto do Ministério da Educação criado em 1998 para medir o aprendizado dos últimos anos do ensino escolar. Inicialmente, o objetivo era utilizar as notas e dados coletados para aprimorar a educação e traçar novas estratégias de ensino. Entretanto, em 2004, o exame passou a ser utilizado também como método parcial de ingresso nas universidades.

Para os alunos, o resultado dessa prova possui grande impacto em seu futuro, pois a nota obtida poderá confirmar ou não o ingresso nas universidades desejadas. De acordo com a aluna Yanca Nunes, do 3° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, a prova do primeiro domingo exigiu muito dos estudantes:Eu achei sim a primeira prova extensa: 90 questões com textos e alternativas é uma coisa desumana sabe, ainda mais com uma redação que tem vários requisitos mínimos para atender”.

De acordo com a aluna Raquel Cardoso, do 2° ano de Informática, “A prova do segundo dia como um todo foi muito cansativa, porém a matéria que foi mais difícil pra mim foi Química. Matemática, apesar de ter sido a matéria com mais perguntas, foi a com menor grau de dificuldade. De forma geral, acredito que estávamos bem preparados, porém o fator do cansaço atrapalhou nosso rendimento”, contou.