Estudante de Engenharia Civil do Câmpus Votuporanga é contemplada em Edital de Intercâmbio para Portugal

Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 13h27 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 14h34 | Acessos: 1185

Estudante desenvolverá atividades acadêmicas, relacionadas ao seu curso, no Instituto Politécnico de Brangança (IPB).

Matéria produzida pelos alunos do IFSP Raquel Cardoso Dionisio e Thales Mantovani Silva

Após se inscrever em um Programa de Mobilidade Internacional por meio da Chamada n° 746/2018, a aluna Lara Guizi Anoni do curso de Engenharia Civil do Câmpus Votuporanga foi contemplada com um intercâmbio para a cidade de Bragança, em Portugal.

A chamada foi realizada por meio da ARINTER – Assessoria de Relações Internacionais do IFSP. No Câmpus Votuporanga, o representante da ARINTER é o Prof. Dr. Eduardo César Catanozi.

O critério de seleção dos estudantes foi o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), composto pela média das notas obtidas em todas as disciplinas cursadas pelo aluno. Cada Câmpus do estado pôde selecionar até 2 alunos para concorrer, com os demais candidatos, a 2 vagas para o intercâmbio. De todos os inscritos, Lara obteve a maior média no IRA.

No Instituto Politécnico de Bragança, a estudante de Engenharia Civil cursará disciplinas indicadas, já no ato da inscrição, pela coordenadora do curso de Engenharia Civil do câmpus Votuporanga, Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues.

Conversamos com Lara e ela nos contou sobre a seleção e sobre o intercâmbio:

Como você está se sentindo, tendo essa grande oportunidade de acrescentar um intercâmbio internacional em seu currículo?

Eu me sinto muito privilegiada por ter sido a escolhida entre vários outros alunos que também sonharam com isso tanto quanto eu. É uma grande oportunidade da qual eu pretendo aproveitar muito e dar o meu melhor, adquirindo conhecimentos por meio de métodos diferenciados, com novos professores e ideias, reconhecer e entender materiais da engenharia não muito utilizados ou reconhecidos no Brasil, voltando para nosso país com um olhar diferente sobre a Engenharia Civil.

Como a família reagiu à notícia?

Minha família já sabia sobre meu sonho de realizar um intercâmbio; porém, no momento em que o sonho virou realidade, foi complicado. Sou filha única e meus avós são bem conservadores, mas já tivemos várias conversas sobre o assunto e a cada dia estão aceitando melhor e entendendo o quão grande é a oportunidade.

O que esse período de intercâmbio vai representar para você?

Acho que vai representar não só uma oportunidade acadêmica, mas também de melhorar como pessoa, conhecendo outras realidades, culturas, história e tendo que me deparar sozinha em outro país, sem a ajuda de familiares ou amigos (pelo menos no início). Será, com certeza, um marco na minha vida. Espero voltar tendo muita coisa para contar e muitas ideias que possam ajudar nosso câmpus, os alunos e a sociedade.

Como vai funcionar sua estada no intercambio?

Por enquanto ainda não sei muito sobre isso, mas posso dizer que o câmpus do Instituto Politécnico de Bragança possui alojamentos para os alunos perto da faculdade e que serei recebida e hospedada em um deles.

Quais são suas expectativas?

Era um sonho de criança, então, são anos de expectativas acumulados! Mas, por agora, posso dizer que espero encontrar lá oportunidades de trazer inovações para o nosso câmpus e, assim, novos temas para pesquisas científicas. Além disso, espero ampliar a rede de amizades, conhecer novas culturas e crescer no mundo da engenharia, que é abrangente de maneiras diferentes em cada país.

Toda a comunidade acadêmica do Câmpus Votuporanga do IFSP deseja a Lara uma excelente viagem e que essa experiência enriqueça ainda mais os seus conhecimentos!