Estudantes do Câmpus Votuporanga conquistam ótimas colocações no 3º Torneio de Robótica do IFSP

Publicado: Sexta, 02 de Novembro de 2018, 14h43 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h29 | Acessos: 787

Neste ano, evento aconteceu na cidade de Sorocaba.

Matéria produzida pelas alunas do IFSP Gabriela Soarez Régula e Rubia Carla Alves da Silva.

O Câmpus Votuporanga participou, no último dia 9 de outubro, do Torneio de Robótica do Instituto Federal de São Paulo, o TRIF, que está na sua terceira edição.

A primeira edição do evento ocorreu na cidade de Matão; a segunda, em Cubatão; e, neste ano, foi sediado em Sorocaba, no Parque Tecnológico, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Boituva, que fica do lado de Sorocaba.

Foram promovidas várias atividades, como palestras, exposições e o TRIF. Votuporanga participa das competições desde a primeira edição e, neste ano, contou com a participação de duas equipes: a VTP Squad racing e a VTP Squad SR.

O Câmpus Votuporanga possui equipes que se responsabilizam por criar e treinar os robôs no Laboratório de Computação Aplicado à Automação (LCAA), chamado VTP Squad. O VTP Squad possui algumas variações, sendo elas: Racing, SR e Sumô. A VTP Squad Racing é um grupo que participa de uma corrida de robôs, os quais devem seguir linhas e correr contra o relógio. O VTP Squad SR é uma equipe de busca e resgate e cumpre a missão de resgatar uma vítima fictícia em uma sala, momento em que tem de passar por um caminho estabelecido e desviar de obstáculos até encontrar a vítima, representada por uma bolinha: deve pegá-la e carregá-la até um lugar seguro.

A VTP Squad SR participou com mais de 23 equipes e ficou em oitavo lugar. A VTP Squad Racing ficou em quarto lugar, tendo 14 competidores.

A VTP Squad do Câmpus Votuporanga pretende continuar buscando melhorias para competir novamente e anuncia que há vagas para novos membros.

As equipes e a montagem no torneio são coordenadas pelo Prof. Dr. Osvandre Alves Martins e pelo Prof. Me. Ricardo César de Carvalho. A VTP Squad Racing contou, neste ano, com os alunos Pedro Henrique Taha do curso de Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas e o aluno Gabriel Correa Vera do curso de Engenharia Elétrica. A VTP Squad SR participou com os alunos Alexandre Fuzita e Ayslan Diego, ambos do Ensino Técnico em Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio.