Prof. Leandro participa de Mesa Redonda em evento científico

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 15h12 | Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 15h25 | Acessos: 823

O foco do evento foi a Passagem de Humaitá

No último dia 27 de setembro, o Prof. Dr. Leandro José Clemente Gonçalves participou da mesa redonda “A passagem de Humaitá: táticas e tecnologias bélicas”, realizada durante o "Seminário 150 anos da Passagem de Humaitá: história, memória e representações”.

O evento foi uma parceria entre a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha de Guerra do Brasil e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, ambos sediados na cidade do Rio de Janeiro.

Ao lado do historiador Eduardo Nakayama (Instituto de Geografia e História Militar do Brasil), o Prof. Leandro debateu a importância do cerco e tomada da fortaleza de Humaitá, durante a Guerra do Paraguai, para a conclusão da guerra e seu impacto no imaginário das gerações futuras dos povos que então participaram daquele conflito. “Foram apresentados aspectos técnicos (propriamente militares) da grande operação de assédio/defesa e da concepção/construção desta gigantesca fortaleza”, explicou o docente.

“A Guerra do Paraguai está fortemente presente no cotidiano dos brasileiros, assim como dos argentinos, uruguaios e paraguaios, em nomes de praças, ruas, avenidas, escolas, monumentos, e em expressões populares, na música, na literatura, na poesia, no cinema e nas artes plásticas”, explicou o Prof. Leandro.

2018.10.24MesaRedondaLeandro

2018.10.24MesaRedondaLeandro 2