Promoção do acesso ao conhecimento científico e tecnológico: Câmpus Votuporanga participa da 15º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 10h32 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h31 | Acessos: 1032

Evento reunirá estudantes do câmpus e de outras instituições, além de toda a comunidade externa

Matéria produzida pelas alunas do IFSP

Letícia Fernanda de Lucca e Lucyani Soares Miranda

Entre os dias 22 e 25 de outubro, o Instituto Federal - Câmpus Votuporanga coparticipará de um dos maiores eventos sobre o conhecimento tecnológico e científico do país: a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT). O evento será realizado na instituição, em todos os períodos escolares, iniciando-se às 8 horas. As atividades serão gratuitas e abertas à população, sendo direcionadas não apenas aos estudantes, mas para todos os membros da comunidade externa.

Este ano, a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” tem como tema “Ciência para a redução das desigualdades” e o objetivo é democratizar, popularizar e expandir os trabalhos científicos elaborados pelos estudantes, impulsionando sua abrangência e promovendo a oportunidade de contato entre a população e os trabalhos produzidos. “A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema (Disponível no site do Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação: <http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html>.)

Segundo o Diretor Adjunto Educacional do Câmpus Votuporanga, Prof. Dr. Rodrigo Cleber Da Silva, o cronograma de atividades terá duração de 4 dias, ocorrendo nesse período, diversas atividades. Entre elas a I Feira de Ciência, Cultura e Tecnologia do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga; a II Mostra de Trabalhos Acadêmicos, que divulgará os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido pelos estudantes do câmpus; e a 5ª Edição do evento Casa Aberta, que contará com a visita de mais de 1200 estudante, para conhecerem a instituição, assim como os cursos oferecidos. A comunidade interna e externa poderá participar de palestras, cujos assuntos estão correlacionados ao tema da SNCT, como por exemplo, “A educação para a redução da desigualdade” e “Economia solidária”. “Esperamos que, a partir dos temas abordados em todas as atividades, a semana contribua para a formação técnica e humana dos discentes e da comunidade, enriquecendo o conhecimento”, explicou o Diretor Adjunto Rodrigo.

Além de discutir as implicações sociais e culturais da ciência, para um dos membros da Comissão Organizadora, Prof. Me. Michael Daniel Boom, a importância da semana dá-se “Porque ela nos ajudará a pensar o que estamos produzindo enquanto conhecimento científico dentro do câmpus, além do tema de grande relevância que direcionará as atividades realizadas, que, dentro das três áreas dos cursos, proporcionará uma visão de como as formas de tecnologia utilizadas podem contribuir e trabalhar para a redução da desigualdade social observada na sociedade.” Ainda de acordo com o professor, "O evento buscará refletir como é possível produzir conhecimento que ajude a maior parte da população, e não a menor, sendo usada para a solução dos problemas, e não para o aumento deles, permitindo, assim, que todos tenham a oportunidade de acesso ao conhecimento crítico-científico”.

Em Votuporanga, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 conta com o apoio da Prefeitura de Votuporanga, Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.

Confira a programação da semana:
Programação geral
II Mostra de Trabalhos
Minicursos e apresentações de curtas