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Bibliotecárias do câmpus apresentam no IV Conept trabalho sobre a elaboração de manual de trabalhos acadêmicos

Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 20h17 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 20h48 | Acessos: 852

As Bibliotecárias-Documentalistas do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Votuporanga, Daniele Spadotto Sperandio e Renata Carvalho de Oliveira, apresentaram no dia 20 de setembro, durante a realização do IV CONEPT no Câmpus Araraquara, trabalho intitulado “Elaboração de manual para apresentação de trabalhos acadêmicos: uma análise de pontos não abordados pelas normas da ABNT”.

A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2017, por meio de aplicação de questionário disponibilizado à todos os Bibliotecários da Rede Federal de Educação de São Paulo, com o intuito de coletar informações sobre os aspectos da diagramação de trabalhos acadêmicos que as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não explicitam, gerando dúvidas sobre a forma correta de realizar a formatação.

O estudo originou da necessidade da atualização do Manual de trabalhos acadêmicos disponibilizado pelo Câmpus à sua comunidade. As Bibliotecárias do Câmpus elaboraram o manual e o mesmo foi encaminhado à coordenação de Bibliotecas, na Reitoria, para viabilizar a publicação por meio de Portaria a ser adotada por toda a comunidade do IFSP.

O levantamento das informações contou com a resposta de 41 bibliotecários (dentre os 66 que integravam a rede no momento da aplicação do questionário). As respostas foram criteriosamente analisadas para a elucidação dos aspetos não abordados pela norma e sua adoção no manual.

Entre os resultados obtidos na pesquisa, evidenciaram-se neste trabalho aqueles que geraram mais divergências nas respostas, como referenciar epígrafe, citação direta de e-books, áudios e vídeos, alinhamento dos títulos e fontes de ilustrações e tabelas.

A colaboração voluntária de docentes de Português dos câmpus Votuporanga e Itapetininga foi essencial para a realização das correções ortográficas e para a adequação ao novo acordo ortográfico.

Para Daniele e Renata, todas as respostas coletadas e a contribuição dos docentes foram imprescindíveis para a conclusão do trabalho.

Conept

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