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Bibliotecária do câmpus desenvolve trabalho sobre a inserção da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica

Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 22h48 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 11h29 | Acessos: 871

Pesquisa de campo foi realizada no IFSP – Votuporanga.

 

A bibliotecária-documentalista do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Tatiane Helena Borges de Salles apresentou, no dia 18 de agosto, a pesquisa intitulada “Os desafios dos professores da educação básica para a inserção da cultura afro-brasileira e indígena por meio do letramento informacional em um Instituto Federal”.

 

O estudo é fruto de seu trabalho de conclusão para o curso de Especialização em Letramento informacional: educação para informação, sob a orientação do professor Sálvio Juliano Peixoto Farias, na Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia.

 

A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal – CâmpusVotuporanga e foram entrevistados 08 professores da educação básica da área de Artes, Ciências Humanas e Letras e Linguística.

 

De acordo com Tatiane, o letramento informacional permite que o aluno seja letrado para o uso da informação: uma vez instruído, consegue selecionar, coletar e utilizar fontes confiáveis. “No estudo, percebi que os professores sugerem fontes de pesquisa aos estudantes no que diz respeito à inserção da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica, colaborando para a formação de cidadão crítico e consciente da diversidade cultural em nosso país”, afirmou. 

 

Leia, a seguir, o resumo do trabalho:

RESUMO DO TRABALHO: O trabalho teve o objetivo de analisar os desafios dos professores da educação básica em inserir a cultura afro-brasileira e indígena diante da lei 10.639/2003 modificada pela lei 11.645/2008 por meio do letramento informacional em um Instituto Federal. Foram entrevistados oito professores das áreas de conhecimento de Artes, Ciências Humanas, Letras e Linguística. Observou-se que alguns docentes têm dificuldades na inserção dessa temática por conhecer pouco o assunto e se atêm ao livro didático, de modo que conseguem explorar pouco o assunto. Por outro lado, outros conseguem abordar de maneira transversal nas disciplinas e conseguem utilizar fontes de informação, bem como sugerir aos alunos promovendo o pensamento reflexivo. Concluiu-se que os docentes contribuem de forma qualitativa para a formação do estudante ao abordar essa temática em sala de aula, e ao mesmo tempo, contribui para a efetividade da lei na educação básica. 

 

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