Palestra no Instituto Federal – Câmpus Votuporanga aborda sentido da produção do conhecimento na Grécia antiga

Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 21h19 | Última atualização em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 21h26 | Acessos: 854

Evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Ciência e da Tecnologia

No próximo dia 23 de agosto, às 16h, o Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Ciência e da Tecnologia promoverá, no Anfiteatro do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, a palestra “Ciência e Filosofia na Grécia Antiga”, que abordará questões relacionadas ao sentido da produção do conhecimento na sociedade grega antiga.

A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Genivaldo de Souza Santos, professor do Instituto Federal – Câmpus Birigui, Doutor e Mestre em ensino de Filosofia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista.

O Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Ciência e da Tecnologia foi criado, neste ano, por docentes do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga com o objetivo de suscitar o debate sobre ciência e tecnologia, fundamentando uma reflexão crítica a partir de perspectivas e conceitos filosóficos, sociológicos e históricos sobre o tema. Por meio da organização de diversas atividades de estudo e pesquisa, buscar compreender as condições de produção, o sentido e as consequências do desenvolvimento científico e tecnológico. Dessa forma, o debate histórico, aliado às reflexões filosófica e sociológica acerca dessas temáticas, contribuirá para qualificar diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão que já são oferecidas pelo Câmpus Votuporanga e as que, por meio da atuação do grupo, ainda serão oferecidas.

De acordo com o Prof. Me. Michael Bomm, professor de Sociologia do câmpus, a proposta do Grupo é realizar atividades voltadas à pesquisa sobre as condições sociais de produção do conhecimento científico e tecnológico em diversos períodos históricos, bem como discutir seus aspectos epistemológicos. “Para além dessas especificidades, o grupo pode oferecer contribuições substantivas também para o campo da metodologia científica, comum a todas as áreas de conhecimento”, explicou.

Divulga Palestra IFSP