Artigo do professor Leandro é publicado em revista da marinha de guerra

Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 19h09 | Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 19h14 | Acessos: 2364

Pesquisa aborda a guerra contra o Paraguai (1864-1870)

O Prof. Dr. Leandro José Clemente Gonçalves, professor de História do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga teve o artigo "Da Batalha de Curuzu à queda de Humaitá (1866-1868): questões táticas" publicado no dossiê da Revista Navigator, periódico da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação Da Marinha, que é uma das publicações da Marinha de Guerra devotada ao fomento da pesquisa em História Militar e Naval.

A revista é hoje um dos principais veículos de divulgação das pesquisas em História Militar no Brasil, inclusive atraindo vários autores estrangeiros para suas colunas. O dossiê em questão retrata uma das mais difíceis e ousadas operações militares na qual militares brasileiros e aliados (argentinos e uruguaios) estiveram envolvidos durante a guerra contra o Paraguai (1864-1870), conflito de grande complexidade logística e perigos, especialmente em razão da obstinada resistência imposta pelas forças militares paraguaias.

Em seu artigo, o Prof. Leandro busca explicar a importância do cerco e queda da Fortaleza de Humaitá (que era o centro do sistema defensivo do Paraguai durante a guerra) para a consecução dos objetivos estratégicos da Tríplice Aliança em sua luta contra o governo de Solano López. “O enfoque é a compreensão dos aspectos táticos que permearam a campanha de cerco contra aquela fortaleza”, explica o professor.

O dossiê foi organizado pelo historiador Francisco Doratioto, docente da Universidade de Brasília e autor do clássico "Maldita Guerra", sobre a Guerra do Paraguai.

A Revista NAVIGATOR é dirigida a oficiais navais, professores, pesquisadores e alunos de História ligados à Diretoria de Patrimônio e Documentação da Marinha (DPHDM) e tem como propósito promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de História Marítima e Militar no meio acadêmico. A revista foi incluída no QUALIS DA CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), transformando-se oficialmente em revista científica.

Leia o artigo na íntegra no link: http://www.revistanavigator.com.br/navig27/dossie/N27_dossie3.pdf

MatériaLeandro 1

MatériaLeandro 2