Palestra e planejamento por cursos marcam início do semestre para os servidores do câmpus

Publicado: Segunda, 30 de Julho de 2018, 11h40 | Última atualização em Segunda, 30 de Julho de 2018, 11h41 | Acessos: 807

Professora convidada abordou temas relativos às relações interpessoais, empatia e gestão de conflitos no cenário educacional

O início do segundo semestre do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga foi marcado por uma reunião de planejamento de todos os servidores do câmpus, na quarta-feira, dia 25 de julho, realizada no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

Abrindo as atividades, o Diretor-Geral do câmpus, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, agradeceu aos professores substitutos que estão deixando o câmpus pelos trabalhos prestados ao IFSP e aos servidores efetivos que estão se afastando e deu as boas vindas àqueles que estão ingressando no câmpus ou retornando às suas atribuições.

Na sequência, a professora Ma. Juliana Prado Ferrari Spolon, professora e coordenadora do Curso de Psicologia da UNIRP – Centro Universitário de São José do Rio Preto, proferiu a palestra “Relacionamento, Empatia e Gestão de Conflitos: diferenciais para o desenvolvimento profissional”. Em sua fala, a palestrante lembrou, por exemplo, que o conceito de sucesso vincula vida pessoal e social e que todas as relações humanas possuem conflitos, os quais nem sempre são negativos. “Há três modos básicos de resolver conflitos: por dominação, que é a maneira mais negativa de lidar, gera ressentimentos, os problemas aparecem ocultos e poderão aflorar; por conciliação, que é a maneira mais comum, por meio de concessões parciais; e a solução integrada, na qual se deve expor com clareza e honestidade seus objetivos e interesses, ser suficientemente flexível e estar disposto a buscar, verdadeiramente, uma solução para o problema”, explicou a professora Juliana.

Em seguida, o Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini expôs algumas mudanças na Matriz Orçamentária de Custeio e Investimento para as Instituições Federais definidas pelo CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Com a palavra, o Diretor Adjunto Educacional, Prof. Dr. Rodrigo Cléber da Silva, apresentou os novos textos para a Missão, Visão e Valores do Instituto Federal São Paulo que integrarão o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) para o quinquênio 2019-2023. Apresentou também as próximas etapas para a elaboração do PPI (Projeto Pedagógico Institucional) e do PDI.

O Diretor-Geral conduziu, posteriormente, a eleição para os novos membros da CAAD (Comissão de Avaliação da Atividade Docente) do câmpus. Explicou que a comissão poderia ser integrada por até 10 membros docentes. Candidataram-se e foram eleitos os seguintes professores: Profa. Dra. Andréa Cristiane Sanches, Profa. Ma. Angélica Paiva Ramos, Prof. Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira, Prof. Dr. Cecílio Merlotti Rodas, Profa. Dra. Claudia Regina Megda, Prof. Dr. Devair Rios Garcia, Prof. Me. Eduardo Rogério Gonçalves, Profa. Dra. Luciene Cavalcanti Rodrigues, Prof. Me. Rafael Enrique Nunes, Prof. Dr. Rafael Garcia Leonel Miani.

Dando continuidade, o professor Furini transmitiu alguns recados importantes para o semestre:

- Conforme orientação da Pró-Reitoria de Ensino, os docentes deverão, na medida do possível, abordar, nos meses de agosto, setembro e outubro, em suas aulas, temas como sexismo e capacitismo.

- Os servidores que tiverem notícias a serem divulgadas, deverão preencher a planilha de release e encaminhá-la à CDI – Coordenadoria de Apoio à Direção.

- Após o processo eleitoral para membros do Conselho de Ensino (Conen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), com mandato de 2018 a 2020, o Prof. Dr. Rodrigo Cléber da Silva foi eleito representante titular dos Diretores Adjuntos Educacionais e o Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini permaneceu como representante dos Diretores Gerais.

- Neste semestre, alguns cursos deverão organizar processo para eleição de coordenador.

- de 21 a 25 de outubro, o câmpus realizará, simultaneamente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Casa Aberta e a Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste ano, a pedido dos alunos, os cursos superiores terão maior participação.

Com a palavra, o Prof. Me. Hudson Fabricius Peres Nunes divulgou o Festival Esportivo e Cultural, que será realizado de 06 a 10 de agosto, com o objetivo principal de integrar os alunos e promover atividades esportivas e culturais. Os professores que têm aulas programadas nos horários das atividades deverão acompanhar os alunos.

Finalizando o dia e as atividades de planejamento, os coordenadores dos cursos Técnicos Integrados, Profa. Ma. Cristiane Paschoali de Oliveira Vidovix, Prof. Me. Newton Flávio Correa Molina e Prof. Me. Guilherme Rosati Mecelis discutiram com os docentes o Plano de Recuperação. A Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues tratou, com os professores do Curso de Engenharia Civil, do Processo de Reconhecimento do Curso de Engenharia Civil. O Prof. Me. Eduardo Rogério Gonçalves reuniu os docentes do curso de Licenciatura em Física para dividir tarefas sobre o Processo de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Física.

Planejamento 2018 2 1

Planejamento 2018 2 2