Alunos e professores promovem atividades em comemoração ao Dia Mundial da Terra

Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 14h20 | Última atualização em Quinta, 10 de Maio de 2018, 14h22 | Acessos: 1039

No domingo, dia 22 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Terra e tivemos mais uma oportunidade de refletir sobre os impactos negativos das nossas ações no meio ambiente. O Dia Internacional da Mãe Terra, como também é conhecido mundialmente, foi instituído em 22 de abril de 1970, nos Estados Unidos, para promover ações de colaboração para a proteção do planeta. Esse dia visa a reflexão sobre a sustentabilidade, que envolve a sinergia entre economia, sociedade e meio ambiente.

Dando continuidade às ações da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente do IFSP- Câmpus Votuporanga, os professores da instituição promoveram várias atividades durante as duas últimas semanas, visando a desenvolver nos alunos a competência de atuar ecologicamente no seu dia-a-dia, o que significa não apenas repensar sua prática como cidadão, mas também atuar na conscientização das pessoas com as quais interage socialmente.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacamos a elaboração e divulgação de memes nas redes sociais, atividade coordenada pelo professor Gerson Rossi dos Santos, responsável pela disciplina de Língua Inglesa, juntamente com todos os alunos do Ensino Médio Integrado. Nessa atividade, os alunos tiveram de “viralizar”, com bom humor e senso crítico, uma informação sobre a importância de se preservar nosso planeta na internet. Os alunos não economizaram criatividade e produziram memes extremamente divertidos e autênticos, que foram publicados pela hashtag #hearthdayifspvtp, como os reproduzidos a seguir.

diaterra info1higor

diaterra info1juliaandrade

diaterra info3mandalio 1

Outra atividade sensacional foi aplicada pela professora Anna Isabel N. B. Saraiva, da área de Biologia, com todos os alunos do Ensino Médio Integrado em Informática e Edificações. Após reflexão conjunta sobre o tema, os alunos ficaram responsáveis por promover uma campanha de conscientização social e ambiental sobre o planeta no Facebook, por meio de um vídeo inédito. O resultado foi publicado pela hashtag #Diadaterra.

A mobilização coletiva de todos os professores que se identificaram por semanas por meio de uma imagem sobre o Dia da Mãe Terra nas fotos de perfil promoveu a união de todos em prol da coletividade, da sustentabilidade e, consequentemente, do mais importante, da nossa própria vida.