FLISoL é realizado no Instituto Federal – Câmpus Votuporanga com recorde de inscrições

Publicado: Quarta, 02 de Maio de 2018, 20h35 | Última atualização em Quarta, 02 de Maio de 2018, 20h38 | Acessos: 1069

Evento contou com palestras, oficinas e salas temáticas.

No último dia 28 de abril, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga sediou, na região, o FLISoL - Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre.

O objetivo principal do FLISoL é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. Diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país/cidade/localidade) organizam, simultaneamente, eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente, acontecem palestras, oficinas e salas temáticas, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.

Em Votuporanga, a programação foi bem variada e contou com palestras, demonstrações e salas temáticas. Foram abordados temas como CVsP++ release 4.5: Como viver sem o Photoshop (Release); GameOn; WordPress e os desafios para Segurança da Informação; Design; e o  LaTeX, um sistema de preparação de documentos com alta qualidade tipográfica.

Segundo o Prof. Esp. Ubiratan Zakaib do Nascimento, um dos organizadores, o evento foi um grande sucesso, tanto pela quantidade de inscrições como pela qualidade das atividades desenvolvidas. “Seguimos novamente o formato do ano passado, no qual os palestrantes, após a palestra, têm tempo para interagir com os participantes, trocando mais informações de maneira informal. Sou muito grato a toda a equipe que temos de organização, unida com o empenho dos alunos e excelentes palestrantes. Fizemos o maior FLISoL em Votuporanga, desde a primeira edição em 2013. Juntos somos mais fortes!”. E adiantou: “Aguardem, pois teremos surpresas para 2019”.

O aluno do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Gustavo Henrique Amaro Quatroqui contou que gostou muito do FLISoL deste ano: “Tudo estava muito legal, principalmente a palestra sobre os jogos no Linux, assunto com o qual tenho muita afinidade”. E continuou: “Acho esses eventos muito importantes porque aproximam a comunidade da escola, o que quebra aquele paradigma de que escola é só um lugar onde as crianças e adolescentes vão para estudar e ponto final”.

Na avaliação de Esthefany Pereira Chiareto, também aluna do 2º Integrado em Informática, o FLISoL foi incrível! “Gostei de tudo, principalmente da palestra sobre CVsP++ release 4.5 do Elias de Carvalho Silveira. A fala foi ótima e os desenhos dele são maravilhosos!”, finalizou.

flisol32018 1

flisol32018 3