Alunos do Instituto Federal celebram o Dia Mundial da Água

Publicado: Terça, 03 de Abril de 2018, 12h52 | Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 12h52 | Acessos: 992

Atividades incluíram produções de textos de gêneros diversos e apresentação de documentários.

No último dia 22 de março, os alunos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal - Câmpus Votuporanga celebraram o Dia Mundial da Água, participando de atividades de conscientização sobre a utilização de recursos hídricos naturais. As atividades foram conduzidas sob a orientação de membros do corpo docente em colaboração com a Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e incluíram sessões de apresentação de documentários, discussões e produção de textos de gêneros diversos.

Entre esses gêneros, os memes característicos da internet foram o enfoque criativo dos alunos primeiranistas de Mecatrônia, Informática e Edificações, cujas produções foram divulgadas em redes sociais sob a hashtag #diadaaguaifspvtp. Alunos dos segundos anos desses cursos desenvolveram, também, textos de gêneros associados à publicidade, tais como anúncios, que foram expostos como painéis em diferentes espaços do campus. Textos dissertativos e contos foram, ainda, os formatos de trabalho dos alunos dos terceiros anos, que se dedicaram a redigir suas próprias criações após atividades de compreensão e de exploração de características típicas desses gêneros.

Segundo a comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do campus, o Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, por meio da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

As ações pontualmente relacionadas a essa importante data fazem parte de um rol mais amplo de atividades voltadas à temática da sustentabilidade que pressupõem as comemorações da Semana do Meio Ambiente, em junho deste ano.

A seguir, alguns resultados da experiência vivida pela comunidade discente:

“O triste fim de Watter”

(Conto de autoria de Emerson L. Zucareli Júnior, aluno do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica)

O frio intenso, antes esporádico, tornara-se cotidiano para Watter. Estava a poucos passos de embarcar no trem quando parara para admirar a neve fria e cortante que caía sob sua cabeça. Embarcou. O clima quente dentro dos vagões gerava uma sensação de segurança nunca antes sentida por ele. As janelas, como grandes escudos, barravam a neve e o ríspido frio.

O silêncio absoluto, antes cotidiano a ele, já havia sido quebrado pelo farfalhar das pessoas presentes nos vagões. Os sentimentos eram confusos. Estava em um sonho ou em um pesadelo? Não sabia e não gostaria de saber por hora. No momento, pensava apenas em arrumar um lugar para acomodar-se. Vagueia pelos longos corredores. Os olhares lançados a ele o intimidavam. O que queriam dele? Passa a mão pelos cabelos e olha para os pés, tímido. Continua a andar. A cada porta que passava, as pessoas sentadas convidavam-no para sentar-se com eles. Ele vai.

Ao sentar-se, Watter se vê perplexo com a maneira pela qual é tratado. As pessoas não estavam interessadas em sua companhia. Repentinamente as mesmas, antes simpáticas e convidativas, tornam-se agressivas e abusivas. O seu corpo se tornou uma espécie de objeto. Usam-no com o fútil objetivo de satisfazerem-se. Não há preocupação com os danos.

O trem vai chegando ao fim de seu percurso. As luminárias a gás ambientam o local. O tom dramático é completado pelo clima frio e pelo uivo que o vento produz ao entrar pelas frestas das portas entre os vagões. Ao olhar pelas janelas embaçadas, no decorrer do caminho, nota que as árvores, antes verdes e vívidas, agora se tornam secas e opacas. A natureza vai morrendo à medida que Watter senta-se com um novo grupo de pessoas.

O trem chega a seu destino. Após os inúmeros abusos, o fim era mais do que óbvio. Watter vem a óbito. Juntamente com ele, todas as outras pessoas tiveram o mesmo fim. E assim o trem da vida chegou ao seu último destino, a morte.

Figura 1: Alunos se preparam para expor painéis criados a partir de debates sobre a utilização de recursos hídricos

diadaágua2

Figura 2: Grupo participa de sessão de apresentação de documentário sobre as fontes de água no planeta