Professor Carlos Eduardo lança livro no Instituto Federal

Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 18h48 | Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 18h48 | Acessos: 2276

Obra reúne artigos publicados em jornal da região

O Prof. Dr. Carlos Eduardo Maia de Oliveira, o Prof. Cadu, lançará, na próxima quinta-feira, dia 08 de março, às 11h, na biblioteca do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, seu primeiro livro. A obra, intitulada “Pensamento crítico sobre os mais variados temas”, possui 61 capítulos referentes à compilação de artigos publicados, entre os dias 03 de setembro de 2016 e 29 de dezembro de 2017, no jornal O Extra.net, o qual circula em Fernandópolis e região.

O livro aborda diversos temas. Alguns deles são densos, como violência doméstica contra mulheres, racismo, homofobia, drogas, AIDS, maus tratos aos animais, maus tratos aos idosos, racismo, trabalho infantil, preconceito e fome. Outros são leves, como os benefícios de se adotar um estilo de vida simples, descobertas pré-históricas na região, heróis e heroínas brasileiros, a importância da figura de um pai, mãe e de um filho, entre outros. Muitos capítulos são artigos de opinião, outros são crônicas.

A obra também possui imagens produzidas por paleoartistas (paleontólogos e amigos do Prof. Cadu que, gentilmente, cederam as figuras para serem impressas no livro), fotografias tiradas pelo próprio autor e obras de pintores famosos cujos direitos patrimoniais caíram em domínio público, como Debret, Goya, Edvard Munch e Gaetano Bellei. Destaque para três desenhos feitos à mão por alunas do Prof. Cadu, dentre elas Beatriz Pansani, discente do 3° ano do curso Técnico Integrado de Edificações. Os desenhos foram feitos sob encomenda, especialmente para o livro. “Cada imagem representa a mensagem que procurei transmitir ao escrever cada um dos artigos”, relatou o Prof. Cadu.

“É um livro que o leitor não precisa começar a ler pela primeira página, pois os capítulos são independentes, uma vez que se referem aos artigos publicados no jornal, cujos temas são bem variados. A inspiração para selecionar os temas e escrever cada artigo, às vezes, provinha de uma citação, da letra de uma canção, de uma poesia ou de uma cena do cotidiano vista nas ruas, na internet ou na TV”, destacou o Prof. Cadu.

Será a primeira vez que ocorrerá o lançamento oficial de um livro na biblioteca do Câmpus e toda a comunidade acadêmica está convidada.

Na ocasião, o autor sorteará um exemplar aos seus alunos. A obra possui 155 páginas e será vendida a preço de custo pelo próprio Prof. Cadu.

Cadu1

cadu capa do livro