Pedagogo do câmpus defende dissertação de mestrado na UFMS

Publicado: Sábado, 03 de Março de 2018, 14h01 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 14h42 | Acessos: 1484

Trabalho aborda a produção de artigos de opinião na redação escolar.

No dia 26 de fevereiro, o pedagogo do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Anderson José de Paula defendeu, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sua dissertação de mestrado “O projeto didático de gênero no trabalho com o Artigo de Opinião: dos documentos oficiais às práticas de produção textual”, sob a orientação da Profa. Dra. Joceli Catarina Stassi-Sé (UFSCar/DME-UFMS/PROFLETRAS). Além da orientadora, a banca foi composta pelo Prof. Dr. Michel Gustavo Fontes (UFMS/PPGLETRAS) e pela Profa. Dra. Solange de Carvalho Fortilli (UFMS/PROFLETRAS/PPGLETRAS).

Anderson explicou, detalhadamente, os objetivos e a metodologia de seu trabalho. “A pesquisa-ação visou ao aprimoramento das práticas de escrita do gênero Artigo de Opinião no 9ª ano de duas escolas de dois estados distintos. Para isso, primeiro apresentou-se um panorama dos anos finais do Ensino Fundamental no Brasil mediante os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, especialmente, dos dois estados, cidades e escolas demarcadas. Depois, verificou-se o tratamento do gênero em questão em dois documentos oficiais: Conteúdo Básico Comum do estado de Minas Gerais e Referencial Curricular do estado do Mato Grosso do Sul. A partir da análise e do diálogo com as fontes documentais, foi organizada e aplicada uma Sequência Didática, reconfigurada pelo Projeto Didático de Gênero, com fins de fornecer subsídios para a consolidação de competências e habilidades alinhavadas ao gênero aludido. Por fim, as produções dos alunos foram norteadas por meio da elaboração de um Modelo Didático de Gênero expandido pelos balizadores (mecanismos, critérios e apontamentos) – ancorado no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de analisar a apropriação do gênero pelos alunos durante a escrita inicial e produção final, tendo a reescrita como estratégia de consolidação dos conhecimentos acerca do gênero.

De acordo com o Pedagogo e, agora, Me. Anderson José de Paula “a área de concentração dessa pesquisa-ação Linguagens e Letramentos com a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual possibilitou uma consolidação entre teoria e prática, já que o programa de mestrado do qual fiz parte, o Profletras, foi pensado para discutir o ensino, ou seja, a problematização veio das questões que permeiam a sala de aula e o trabalho do professor” – explanou.

Durante o processo de construção da dissertação, Anderson foi contemplado com o Programa de Capacitação e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a qual estabelece critérios para a concessão aos servidores técnico-administrativos de carga horária semanal de trabalho para a realização de autocapacitação.

Resumo completo
Esta pesquisa tem como objetivo geral aprimorar a escrita do gênero textual Artigo de Opinião a partir da verificação do tratamento desse gênero em dois documentos oficiais: o Conteúdo Básico Comum – CBC – do estado de Minas Gerais e o Referencial Curricular – RC – do estado do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que busca verificar, especificamente, como e sob quais pressupostos são propostas as competências e habilidades desse gênero ao longo do ensino fundamental – anos finais e se elas são as que, de fato, levam ao aprendizado efetivo do gênero em questão. A partir da análise e do diálogo com as fontes, é organizada e aplicada uma Sequência Didática (SD) – Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) reconfigurada pelo Projeto Didático de Gênero (PDG) – Guimarães e Kersch (2012, 2014), com fins de fornecer subsídios para a consolidação de competências e habilidades alinhavadas ao gênero textual em questão. O presente trabalho ancora-se no arcabouço da Linguística Aplicada - Moita Lopes (2006); Kleiman (1998) e Vilaça (2010), por meio dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) – Bronckart (1999, 2006, 2008) e Machado (2005), além dos estudos de Gênero Textual e Discursivo - Bakhtin (2003); Bakhtin e Volochinov (1992); Cristovão (2007); Lousada (2009); Machado (2006) e Motta-Roth (2005). No âmbito das exigências do Mestrado Profissional (PROFLETRAS), este estudo intervém no 9º ano de duas escolas dos estados supracitados, a fim de subsidiar conhecimentos aos alunos, no tocante da produção textual do gênero Artigo de Opinião. As produções dos alunos resultantes da (SD-PDG) foram norteadas por meio da elaboração de um Modelo Didático de Análise do Gênero (MDG) – expandido pelos balizadores (mecanismos, critérios e apontamentos) – ancorado no aporte teórico-metodológico do (ISD), a fim de analisar a apropriação do gênero pelos alunos durante a escrita inicial e produção final, tendo a reescrita como estratégia de consolidação dos conhecimentos acerca do gênero. No tocante aos documentos oficiais em análise, faz-se necessário que ambos façam a distinção entre gêneros e tipos textuais no trabalho com a produção e compreensão textual prescrito neles. Já no tocante aos gêneros textuais, o trabalho em espiral garante uma aprendizagem mais eficaz do gênero, uma vez que o aluno age na tríade – introduzir, aprofundar e consolidar – entendendo as especificidades do gênero e como usá-lo. Por fim, no tocante às produções textuais, o intuito é sensibilizar os alunos a lerem e ensiná-los a relacionar aquilo que leram com as propostas de produção pedidas, lançando mão do recurso da articulação dos operadores lógico-argumentativos.

defesaAnderson 1

defesaAnderson 2