Coordenadora do Curso de Engenharia Civil participa de missão acadêmica na África do Sul

Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 13h16 | Última atualização em Sexta, 02 de Março de 2018, 13h19 | Acessos: 1252

Além da universidade da Cidade do Cabo, a equipe visitou diversos projetos de arquitetura e infraestrutura.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, Profa. Dra Mara Regina Pagliuso Rodrigues, a convite do grupo de pesquisa “Projeto, Arquitetura e Cidade” da Unesp - Câmpus Presidente Prudente, integrou uma missão acadêmica internacional em visita à Cidade do Cabo (Cape Town), na África do Sul.

Do dia 23 ao dia 28 de fevereiro, a equipe, composta por arquitetos e engenheiros, visitou a universidade de Cape Town, o Cape Institute de Arquiteture e diversos projetos de arquitetura e infraestrutura da cidade sul africana.

De acordo com a professora Mara, a experiência foi muito enriquecedora. “É sempre bom visitarmos outras culturas, com o intuito acadêmico, a fim de observar as relações sociais e compreender as relações entre o homem e as construções e edificações com as quais se relacionam. De tudo o que observei, destaco o bairro ImizamoYetho, pela sua busca por alternativas projetivas e transferência de tecnologias em face às condições de habitação e urbanização dos países que compõem o Brics”, contou a professora Mara. O Brics é o agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, cujas letras iniciais formam um acrônimo.

Ainda segundo a coordenadora, “quando participamos de uma missão como essa, não apenas levamos informações: trazemos muita aprendizagem em nossa bagagem, a qual podemos compartilhar, posteriormente, com os alunos do Instituto Federal”, avaliou.

Mara Africa 1

Mara Africa 2