Aluna do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga embarca para intercâmbio em Portugal

Publicado: Sábado, 24 de Fevereiro de 2018, 17h42 | Última atualização em Domingo, 25 de Fevereiro de 2018, 21h14 | Acessos: 1376

Estudante cursará disciplinas da área de Engenharia Civil no Instituto Politécnico de Bragança.

Depois de ter sido selecionada por meio da Chamada nº 817/217 da Assessoria de Relações Internacionais – ARINTER do IFSP, a aluna do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Ana Luiza de Souza Brito embarcou hoje, dia 24 de fevereiro, para a cidade de Bragança, em Portugal.

Ana Luiza estudará no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde cursará disciplinas do curso de Engenharia Civil daquela instituição, as quais foram indicadas, no ato da inscrição, pela coordenadora do curso de Engenharia Civil do câmpus Votuporanga Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues.

A chamada pública foi coordenada pela ARINTER, a qual possui um representante em cada câmpus, normalmente, um professor da área de línguas. No caso do câmpus Votuporanga, o representante é o Prof. Dr. Eduardo César Catanozi. O critério de seleção de dois estudantes para a chamada pública para essas vagas em Bragança foi, basicamente, o IRA – Índice de Rendimento Acadêmico, ou seja, os alunos que possuíam as maiores médias. A participação em projetos de ensino, extensão e pesquisa foram critérios de desempate. Cada câmpus do estado pôde selecionar até dois candidatos, os quais disputaram duas vagas com os candidatos de outros câmpus. O IRA de Ana Luiza permitiu-lhe a primeira colocação.

A aluna relatou como foram as ações após a classificação: “Desde quando soube que tinha sido aprovada para fazer o intercâmbio, minha família e eu já começamos a providenciar tudo. E, com quase 3 meses entre a data do resultado e o meu embarque, todos os preparativos deram muito certo, apesar de alguns imprevistos”. E finalizou: “Por fim, depois de muitos dias de dúvida, ansiedade e expectativa, o dia do embarque chegou. Agora espero que tudo continue fluindo muito bem, como aconteceu desde o começo. Minha expectativa é de que seja um semestre maravilhoso, que me trará muito conhecimento, experiência e amizades. Agradeço muito todo o apoio da minha família, pois, sem eles, nada seria possível. Logo estou de volta!”, despediu-se.

Rogério Luis de Brito, pai de Ana Luiza, contou que tem certeza de que essa é uma oportunidade maravilhosa, que vai render frutos futuros. “Além de enriquecer muito o currículo da Ana, será uma experiência de vida muito grande, já que ela irá conhecer outros países e novas culturas”, declarou. A mãe de Ana Luiza, Luciana Rodrigues de Souza Brito, bastante emocionada, desabafou: “A nossa expectativa, como pais, é de que ela se saia muito bem nessa nova fase da vida e que volte com a certeza de que todo o esforço e dedicação valeram a pena!”.

Toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga deseja a Ana Luiza uma ótima viagem e que a aluna enriqueça ainda mais os seus conhecimentos.
embarque AnaLuisa 1

embarque AnaLuisa 2