Programa Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica abre inscrições para novos projetos

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 20h40 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h24 | Acessos: 1309

Estão abertas, até o dia 25 de março de 2018, as inscrições para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT) do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga, destinado tanto a alunos do ensino médio quanto da graduação.

Podem atuar como orientadores dos trabalhos docentes ou técnico-administrativos de nível superior efetivos e ativos do IFSP que possuam título mínimo de mestre e currículo atualizado na Plataforma Lattes e que não tenham pendências neste ou em outros programas do Instituto Federal São Paulo.

O aluno interessado no programa deve: possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes; estar regulamente matriculado; possuir bom desempenho escolar/acadêmico; não ter pendências neste ou em outros programas do IFSP; e ser selecionado e indicado pelo orientador.

Para inscrição, os proponentes (os orientadores) deverão preencher a Ficha de Inscrição de Projeto e anexar o Projeto de Pesquisa no modelo fixado.

O Prof. Me. Domício Moreira da Silva Júnior, Presidente do Compesq - Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do câmpus, explicou que o programa constitui uma forma a mais de incentivo à pesquisa na instituição e possibilita que alunos que tenham vínculo empregatício consigam desenvolver projetos, uma vez que não há oferta de bolsa para quem possui remuneração externa. E acrescentou: “O PIVICT contribui para o cumprimento da missão do Instituto Federal no que diz respeito ao fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão”.

Domício esclareceu, ainda, que aqueles alunos que desejarem aderir ao PIVICT devem procurar um servidor (docente ou técnico-administrativo) do câmpus, manifestar seu interesse e, com ele, propor um projeto, o qual será avaliado pelo Compesq.

As normas, regulamentos e formulários oficiais necessários para a inscrição e para a condução da pesquisa encontram-se disponíveis no endereço eletrônico:

Veja abaixo fotos de alguns orientandos do programa

PIVCT 1

PIVCT 2