Adesão do Câmpus Votuporanga a Programa Nacional oferece frutas no lanche da tarde dos alunos dos cursos Técnicos Integrados

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 15h44 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 15h44 | Acessos: 1230

De maneira geral, estudantes aprovaram a novidade do cardápio

Por meio do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga incluiu, em seu cardápio para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, frutas diversificadas no lanche vespertino.

O PNAE objetiva oferecer alimentação escolar e estimula o fomento de ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

O Diretor Adjunto Administrativo do câmpus Ricardo Teixeira Rodrigues explicou que o PNAE disponibiliza a verba, e o câmpus abre licitação pública, da qual podem participar produtores individuais ou cooperativas. Pelo menos 30% do recurso deve advir da agricultura familiar, na qual a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda.

“Além de constituir um recurso muito importante para a manutenção do orçamento, o PNAE cumpre também o papel social de incentivar e fomentar a agricultura familiar. Esse tipo de política estimula o cooperativismo e a união dos produtores, profissionalizando o cultivo”, explicou Ricardo. E acrescentou: “Desta vez, as frutas fornecidas aos alunos foram adquiridas por meio da CODAFAVO – Cooperativa da Agricultura Familiar de Votuporanga”.

A fim de realizar a compra dos produtos, cabe à Instituição designar uma comissão local, responsável por analisar o mercado (produtos e produtores), divulgar a chamada pública, realizar estudos nutricionais do cardápio e estabelecer as diretrizes contratuais. Atualmente, fazem parte dessa comissão os servidores Ricardo Teixeira Domingues, Mainy Ruana Costa, Raquel Ferrarezi Gomes, Francisco Mariano Júnior e Andréa Cristiane Sanches. “O cardápio foi realizado levando em consideração a produção regional, a sazonalidade e a praticidade de manuseio pelos alunos durante o consumo”, contou a servidora Mainy Ruana Costa.

A aluna do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações Kayene Biller Trento gostou bastante do cardápio de frutas. “Eu não gosto de bolachas. Às vezes comprava coisas que não são saudáveis e considero que fruta é bem melhor. Agora tenho um incentivo a mais para comer frutas”, relatou.

Gabriela Aparecida Santos Souza Oliveira, estudante do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, também fez sua avaliação. “A melancia estava gostosa, docinha! Gosto muito de frutas, especialmente melancia, banana e maçã. Essa ideia tem de continuar, pois nos motiva a comer frutas e faz melhorar nosso rendimento escolar. É uma ótima opção, pois nem todos os alunos têm condições financeiras para comprar lanche”, finalizou.

frutalanche 3

frutalanche 4