Instituto Federal – Câmpus Votuporanga assina acordo de parceria com a Prefeitura Municipal

Publicado: Sábado, 17 de Fevereiro de 2018, 14h01 | Última atualização em Sábado, 17 de Fevereiro de 2018, 14h01 | Acessos: 1342

Cerca de 340 estudantes serão beneficiados.

acordoprefeitura 1
Na tarde desta sexta-feira, 16 de fevereiro, o Instituto Federal de Votuporanga, representado pelo Diretor-Geral, Prof. Dr. Marcos Amorielle Furini, assinou acordo de parceria com a Prefeitura do município, firmado com o excelentíssimo Prefeito João Dado.

Por meio do acordo, a Prefeitura Municipal garante o transporte e a alimentação aos alunos do ensino médio integrado do câmpus e, em contrapartida, o Instituto Federal oferecerá cursos gratuitos de extensão à comunidade do município.

O transporte gratuito beneficiará mais de 100 alunos em situação de vulnerabilidade social, os quais vinham esperando esse acordo já há algum tempo. Uma vez que cerca de 340 alunos dos cursos técnicos integrados passam todo o dia no câmpus, precisam de alimentação, a qual também será fornecida pelo município.

No início de 2017, a Prefeitura de Votuporanga oficializou, pela primeira vez, o compromisso de transportar, gratuitamente, alunos em situação de vulnerabilidade que frequentam cursos técnicos no Instituto Federal – Câmpus Votuporanga. “Com frota própria, ofereceremos transporte gratuito aos alunos dos cursos técnicos que moram em bairros distantes do Instituto Federal e que dependem desse auxílio. Desde 2017, temos um documento que oficializa a responsabilidade do município em oferecer esse transporte todos os anos e de maneira ininterrupta e gratuita.  Nesta sexta-feira, renovamos esse compromisso”, afirmou o prefeito.

D. Regina Rodrigues Alves, mãe de Rubia Carla Alves da Silva, aluna do 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, considera de fundamental importância e louvável esse acordo. “Nem sempre temos recursos suficientes para manter o transporte e a alimentação de nossos filhos. Esse acordo nos dá a tranquilidade e segurança de que estarão amparados em todos os sentidos”, afirmou.

Para a aluna do Instituto Federal Esthefany Pereira Chiareto, o transporte e a alimentação são, sem dúvida, de suma importância. “Muitos de nós, alunos, não temos condições de pagar pela alimentação e pelo transporte para chegar até o câmpus. O acordo firmado nos dá a certeza de que esses benefícios estão garantidos”, contou.

O diretor do câmpus agradeceu à administração municipal: “Em nome dos pais dos alunos, dos estudantes e servidores do IFSP agradeço imensamente ao prefeito João Dado e à administração municipal por assumir essa responsabilidade de transporte e de merenda. O que está em jogo aqui é a permanência desses alunos na escola e a conquista da formação profissional. Por isso, essa conquista é fundamental”, destacou Furini.

Ainda segundo o diretor, o Instituto Federal preocupa-se com as condições de estudo de seus alunos. “Oferecemos aos estudantes educação pública e gratuita de excelente qualidade e, com a ajuda da Prefeitura, conseguiremos atender também à oferta do transporte e merenda. É realmente um diferencial muito grande a Prefeitura de Votuporanga ofertar esses benefícios”, reforçou.

E continuou: “Agradeço também aos servidores do câmpus, que prontamente atenderam ao pedido de oferecer os cursos à comunidade. O acordo prevê 200 horas semestrais, mas os servidores compreenderam a importância da ação e iremos ofertar cerca de 500 horas”. Neste primeiro semestre, o IFSP oferecerá 10 cursos já para serem iniciados em março. “Por meio dessa oferta, o conhecimento acadêmico será compartilhado também com a comunidade externa”, avaliou Furini.

acordoprefeitura 2