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Doutorado: Prof. Gerson Rossi dos Santos defende tese na UNESP de São José do Rio Preto

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2017, 12h50 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 20h26 | Acessos: 1391
Pesquisa investiga sessões de interação on-line, por áudio e vídeo simultâneos, vivenciadas por brasileiros aprendizes de língua inglesa
 
 
O professor do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Gerson Rossi dos Santos defendeu, no dia 18 de dezembro, sua tese de doutorado intitulada “Aprendizagem de línguas sob a perspectiva da intersubjetividade em contexto de Teletandem. Além do orientador, o Prof. Dr. Douglas Altamiro Consolo, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP de São José do Rio Preto, a banca foi composta pela Profª Drª Ana Cristina Biondo Salomão, da UNESP de Araraquara; pela Profª Drª Maximina Maria Freire, da PUC – São Paulo; pelo Prof. Dr. João Antonio Telles, da UNESP – São José do Rio Preto; e pela Profª Drª Solange Aranha, da UNESP – São José do Rio Preto.
 
A pesquisa investiga sessões de interação on-line, por áudio e vídeo simultâneos, vivenciadas por brasileiros aprendizes de língua inglesa, em contexto universitário, em contato com norte-americanos aprendizes de língua portuguesa, também em suas universidades. A finalidade da investigação é compreender o modo como esses interagentes desenvolvem intersubjetividade entre si e qual papel o processo intersubjetivo desempenha sobre a qualidade do diálogo e sobre a aprendizagem de língua estrangeira entre eles. 
 
De acordo com o Prof. Gerson, a Intersubjetividade é um conceito habitualmente muito explorado em Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, bem como em determinadas áreas do conhecimento dedicadas a compreender o desenvolvimento da consciência humana e da sua relação com a linguagem. Por outro lado, na área de Linguística Aplicada, que é a área da pesquisa do Prof. Gerson, voltada especificamente a investigar o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, o tema da intersubjetividade é relativamente pouco visitado, principalmente no Brasil. 
 
“O caráter relativamente inédito e pioneiro é uma das motivações centrais para o desenvolvimento do meu estudo”, explicou o professor. “Além disso, o fato de que o processo intersubjetivo seja uma parte da experiência humana que fundamenta a construção da identidade do falante, bem como o modo como essas identidades se relacionam entre si e constroem comunidades falantes, corresponde a outro indicativo da relevância de se colocar esse assunto sob o enfoque científico e propor discuti-lo”. 
 
O Prof. Gerson contou ainda que o Projeto Teletandem (www.teletandembrasil.org), ao qual sua pesquisa está filiada, é baseado em determinados princípios de aprendizagem, tais como a autonomia dos participantes e a reciprocidade entre eles, que revelam estar estritamente associados ao processo de intersubjetividade. “Há pontos de contato entre esse tema e o contexto do Teletandem que tornam profícuas as possibilidades de pesquisa, não apenas desta, mas também de outras discussões”, esclareceu.
 
 
Programa de Capacitação e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo 
         
Durante parte do desenvolvimento de sua tese, o Prof. Gerson Rossi dos Santos valeu-se do Programa de Capacitação e Qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o qual tem por objetivo a implementação da Política de Desenvolvimento de Pessoal do IFSP como um processo continuado que visa a ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais, mediante o desenvolvimento de programas de capacitação ou qualificação. 
 
De acordo com o Prof. Gerson, o processo de capacitação pode requerer não apenas tempo em abundância, mas também flexibilidade de horários para manejar todas as atividades envolvidas, entre elas, redigir o trabalho sob a forma de um texto muitas vezes denso e extenso, participar de disciplinas e de congressos científicos, submeter publicações, sem falar na necessidade de se adaptar cuidadosa e estrategicamente às circunstâncias de coleta de dados, à disponibilidade dos participantes de pesquisa e a diversas outras condições de trabalho. 
 
“Considerando essa realidade, dispus do apoio institucional do IFSP, sob a forma da concessão, no ano de 2015, de um período de afastamento que abrangeu metade do período total do doutorado. Convém reconhecer o impacto dessa ação sobre as condições de trabalho cotidiano que pude vivenciar, sobre minha qualidade de vida no decorrer do processo, bem como sobre a qualidade da minha formação e sobre os resultados do meu trabalho junto ao meio científico”, explicou.
 
E acrescentou: “Entendo, desse modo, que essa ação institucional reflete claramente o compromisso que o IFSP assume em relação à ciência, termo que carrega no próprio nome. Ao mesmo tempo, o Instituto valoriza a qualidade da formação de seus servidores, de modo a assegurar a qualidade da educação que oferece à sociedade”, finalizou.
 
 
Resumo da tese do Prof. Gerson Rossi dos Santos:
 
 
A presente investigação situa-se no escopo da produção científica do Projeto Teletandem: a transculturalidade das interações online em língua estrangeira por webcam, um contexto online e multimodal de aprendizagem colaborativa de línguas, em que são estabelecidas parcerias entre falantes de línguas de proficiência diferentes, interessados em aprender a língua um do outro no exercício de autonomia e reciprocidade. O contexto imediato da pesquisa corresponde a uma modalidade de Teletandem institucional e integrada (TTDii) cujos participantes são alunos de disciplinas de língua estrangeira em cursos superiores de universidades de países diferentes. Os registros de interações, em áudio e vídeo, são analisados de uma perspectiva qualitativa, bem como sob orientação interpretativa hermenêutica, com vistas a compreender o estabelecimento de intersubjetividade entre os participantes. O processo intersubjetivo é reconhecido interdisciplinarmente como uma experiência fenomenológica em que os sujeitos do discurso reconhecem-se mutuamente como tais no exercício de alteridade, de transcendência e de empatia, co-construindo bases referenciais sobre as quais se apoiarem para refinar a compreensibilidade entre si e tornarem a interatividade típica desse contexto profícua à aprendizagem de língua estrangeira. Para tanto, são observados aspectos do discursivo (sob perspectivabakhtiniana) no nível da corporeidade praticada pelos participantes, das condições de responsividade construídas no diálogo e o modo como vivenciam a alteridade na trajetória de trabalho colaborativo que compartilham. 
 
Palavras-chave: teletandem, intersubjetividade, fenomenologia
 

Banca Gerson 1

Banca Gerson 2

Banca Gerson 3

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