Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnicos Integrados Defendem Trabalhos de Conclusão de Curso

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 13h34 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 02h39 | Acessos: 1486

Bancas marcaram o encerramento do último semestre dos cursos

Nos meses de novembro e dezembro, no Instituto Federal – Cãmpus Votuporanga, ocorreram as defesas públicas de Trabalhos de Conclusão de Curso, os TCCs, que se constituem em uma atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. É um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e instrumento de avaliação final de um curso superior ou técnico integrado do Câmpus Votuporanga.

Segundo o aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Antonio Carlos Pereira de Souza, o TCC tem de ser encarado como um norte para o futuro do formando, pois constitui uma das primeiras oportunidades de o estudante colocar em prática tudo o que aprendeu durante o curso. “O TCC foi o último trabalho da faculdade, a última prova, uma excelente oportunidade de me aprofundar nos estudos sobre o tema que escolhi. Aprendi muitas coisas novas e o conhecimento fecha com chave de ouro os anos de graduação”, explicou.

Para a aluna do 3º ano do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio Eduarda Silva Carneiro, o TCC foi uma experiência nova e gratificante, porque pôde ampliar os seus conhecimentos. “Houve também a fase do desespero, em que pensamos que não iríamos dar conta, mas, no fim, tudo deu certo”, contou. “Agradeço aos professores pela paciência e estímulo para que não desistíssemos durante o longo processo”.

O Prof. Me. Ricardo César de Carvalho, responsável pela disciplina “Projeto de Capacitação Profissional e Social (PCP)”, contou que “os trabalhos de conclusão decurso são muito importantes porque representam o primeiro contato dos jovens com a vida profissional: eles têm de entregar um produto final a uma banca, momento em que são avaliados. Nesse momento, os alunos passam por todos os estresses comuns à vida profissional nas etapas de planejamento, execução e finalização de um produto. Normalmente, no final, vem a satisfação por terem conseguido atingir seus objetivos. É gratificante acompanhar a evolução dos alunos que ingressam no Integrado: eles passam por uma transformação bastante positiva e adquirem muita maturidade e muitos deles já saem prontos para o mercado de trabalho, alguns até contratados por empresas que reconhecem o nível dos alunos egressos do Instituto Federal”, explicou.

bancas 1

bancas 2