Servidores do Câmpus Votuporanga participam de evento sobre formação continuada de docentes na UNESP de Bauru

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 19h05 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 20h05 | Acessos: 1539

Discussões focaram, sobretudo, a docência no ensino superior

RADES 1No dia 06 de dezembro, os servidores Ivair Fernandes de Amorim, Luciene Cavalcanti Rodrigues, Naiara Luchini de Assis Kaimoti e Anderson José de Paula participaram do II Seminário: “A docência no ensino superior: constituição do ser professor universitário e os caminhos para a formação contínua”, realizado na UNESP de Bauru.

O evento, realizado pela Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (RADES), objetivou debater a atuação e a formação continuada de professores inseridos no Ensino superior, por meio do diálogo interinstitucional.

A RADES surgiu em abril de 2016, por iniciativa da UNESP e da UNICAMP, com o intuito de trocar experiências e fomentar pesquisas sobre a docência universitária.

A rede possui a missão de agregar pesquisadores de diversas instituições e refletir sobre o atual cenário educacional, em que a formação continuada se desponta como uma necessidade constante.

De acordo com o prof. Dr. Ivair Fernandes de Amorim, “Esse II Seminário apresenta-se como uma oportunidade ímpar para a discussão de questões extremamente relevantes para o exercício profissional do docente, que tem se tornado cada vez mais complexo na atualidade”, explicou.

Para o pedagogo do câmpus Anderson José de Paula, a REDE, ao abordar a temática da docência no ensino superior, buscou dar importância à formação pedagógica para os docentes que não a tiveram em seu percurso acadêmico. “A formação continuada é importante para fomentar a reflexão sobre a maneira como podem ser feitas as transposições didáticas dos conteúdos que os professores ministram”, completou. Para finalizar, destacou a seguinte frase da Profa. Adriana Ferreira Chaves, homenageada pelo evento: “O que nos une como professor é a prática pedagógica”.

RADES 1

RADES 2