1ª Jornada Integradora: evento debateu temas sobre Direitos humanos e consciência negra

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 19h23 | Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 19h27 | Acessos: 984

Festival de curta-metragens Entretodos fez parte da programação

Do dia 14 de novembro ao dia 02 de dezembro, o Instituto Federal – Câmpus Votuporanga contou com uma extensa programação dedicada a debater os direitos humanos e a consciência negra, por meio do evento “Consciência Negra e Direitos Humanos: 1ª Jornada Integradora”, que reuniu a Semana da Consciência Negra, a 1ª Jornada de Ciências Humanas e o 10º Festival Entretodos.

De maneira geral, o evento objetivou: apresentar uma perspectiva histórica dos Direitos Humanos, bem como as confluências filosóficas e sociológicas que possibilitam sua necessidade como direito fundamental da espécie humana; tratar, de forma lúdica e crítica, temas que concernem ao debate dos Direitos Humanos; e apresentar palestras de convidados acerca do tema, de modo que a comunidade acadêmica tenha pleno conhecimento dos pressupostos epistemológicos que embasam o tema.

De acordo com o Prof. Me. Anésio Azevedo Costa Neto, um dos organizadores, a Jornada de Ciências Humanas do IFSP - Câmpus Votuporanga é um projeto coletivo da área de ciências humanas (Artes, Filosofia, História, Sociologia e Geografia) e tem por intuito geral propor discussões acerca de temas que abrangem essas disciplinas. Tais temas têm profunda relação com o contexto histórico atual e visam, antes de tudo, aprimorar e desenvolver a perspectiva humanista ampliada da comunidade interna e externa ao câmpus. E explicou: “Por meio do evento, debatemos, mais especificamente, a relação entre os Direitos Humanos e os direitos civis e trabalhistas, buscando, assim, uma possível confluência entre reflexão e práxis social que endosse a atuação dos indivíduos em seu contexto social”.

Durante a programação, a Profa. Ma. Amanda Cristina de Sousa organizou, com os alunos dos segundos anos dos cursos integrados, a exposição “Mostra Diversidade e Direitos Humanos”. “Fiquei muito feliz com os resultados: nessas horas que vemos o quanto o nosso trabalho faz sentido”, analisou.

Entretodos: Festival de Curta-Metragens de Direitos Humanos

Integrou a programação do evento também o Entretodos – Festival de Curta-Metragens de Direitos Humanos, que, desde 2006, busca dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais que sejam capazes de sensibilizar e provocar debates sobre questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica e participativa.

O projeto é idealizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Spcine e a Estate Produções. A cada ano é sugerida uma temática central com o objetivo de valorizar e fomentar debates específicos, embora esta não limite o conteúdo dos curtas passíveis de inscrição.

Para esta edição o tema proposto é “DIFERENTES, DESIGUAIS”.

DireitosHumanos 1

DireitosHumanos 4