1° Encontro Azul: servidores do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga participam de campanha de conscientização

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 14h15 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 14h15 | Acessos: 1128

Evento lembrou a importância do exame preventivo para o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Servidores do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga puderam participar, no dia 28 de novembro, na Sala de Videoconferência, de um café que lembrou a campanha nacional “Novembro Azul”.

O evento, intitulado “1º Encontro Azul”, e que teve à frente da organização atécnica em enfermagem do câmpus Thaís Natalia Leonel Ruís Miani, objetivou conscientizar os servidores sobre a importância do exame preventivo para a detecção precoce do câncer de próstata e os tratamentos adequados.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o 2° mais comum entre os homens no Brasil, sendo o 6° mais comum no mundo.A próstata é uma glândula masculina localizada na parte abaixo do abdômen. Tem a forma de uma noz e fica abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a porção inicial da uretra.

De acordo com Thaís, os sintomas, na fase inicial, são muito discretos, ou às vezes assintomáticos: dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes. Na fase avançada, há dores nos ossos, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.O estilo de vida saudável, como a prática de atividades físicas frequentes, alimentação adequada e combate à obesidade são alguns fatores de prevenção do câncer de próstata.  “Para o diagnóstico, homens a partir dos 45 anos devem fazer os exames de rotina anualmente: toque retal, nível de PSA e, se necessário, a biópsia”, explicou a técnica em enfermagem. “É preciso derrubar o preconceito que ainda envolve o exame e decidir viver!”, afirmou Thaís.

Para o assistente em administração Adir Felisbino da Silva Júnior, que participou do 1º Encontro Azul, “o principal obstáculo é quebrar o medo, o preconceito devido a certas convenções da sociedade: o machismo. Deve-se ponderar o que é melhor: vencer o medo, vergonha e preconceito, ou ficar com a dúvida, o ‘fantasma’ de que pode ser algo ou não”.

O engenheiro civil do câmpus, Milton César de Brito, avalia que o preconceito, felizmente, vem diminuindo. “Já tive um amigo que faleceu devido ao câncer de próstata e não aceitava fazer o exame. É necessário se prevenir”, aconselhou Milton.

A docente Cíntia Martins Sanches concorda em que a campanha do Novembro Azul é muito importante para lembrar os homens de se prevenirem, já que são, em geral, muito descuidados com a saúde. E contou sua história: “Meu avô, infelizmente, não se preveniu e descobriu um câncer de próstata já em estado avançado, quando não era mais possível tratar. Foi um grande sofrimento para toda a família perdê-lo dessa forma. Hoje, depois dessa fatalidade, os outros homens da família aprenderam a se prevenir”, afirmou.

NovembroAzul 1

NovembroAzul 5