Formandos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga realizaram a prova do ENADE neste domingo

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 12h32 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 12h33 | Acessos: 982

Alunos foram recepcionados pelo coordenador e por um grupo de professores do curso

Os alunos do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) que têm expectativa de colar grau até a metade de 2018 realizaram, no domingo 26 de novembro, a prova do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – 2017.

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. No histórico escolar do aluno, ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação no Enade.

Os estudantes tiveram 4 horas para responder 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 de formação específica da área. Ambas as partes continham questões discursivas e de múltipla escolha.

Os alunos do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga foram recepcionados, na entrada do local da prova, pelo coordenador e por um grupo de professores do curso, que estiveram lá para externar as últimas falas de motivação para os alunos.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Evandro de Araújo Jardini, os estudantes ficaram bastante satisfeitos com a presença dos professores: “A ação mostrou que estamos juntos com eles neste momento de avaliação e comprovou a integração entre alunos e docentes”. Sobre a preparação para a realização da prova, o coordenador afirmou: “O curso de ADS foi estruturado para fornecer aos alunos uma formação de excelente qualidade, motivo pelo qual eles vêm sendo preparados para essa prova, para qualquer outra e para o pleno exercício da profissão desde a primeira aula do curso”.

Para o aluno Anderson Mendes do curso de ADS ter realizado a prova é motivo de muito orgulho: “O Enade é uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento da educação no país, já que avalia, de forma direta, o ensino das instituições”, declarou.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria nº 40, de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

A expectativa é que os resultados sejam publicados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – órgão responsável pelo exame, na segunda metade de 2018.

Enade 2

Enade 7