Consciência Negra: vários eventos no câmpus celebram a cultura negra e debatem a inserção dos afro-descendentes na sociedade contemporânea

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 11h43 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 13h39 | Acessos: 952

Programação contempla rodas de conversa, workshops, apresentações culturais e exposições.

Do dia 14 de novembro ao dia 02 de dezembro, por meio da “IV Semana da Consciência Negra do Instituto Federal - Câmpus Votuporanga”, o Instituto Federal reverencia a pujante cultura que nos foi legada pela etnia negra.

A IV Semana da Consciência Negra do Instituto Federal - Câmpus Votuporanga ocorre com apoio institucional do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e, neste ano, faz parte da programação do evento “Consciência Negra e Direitos Humanos: 1ª Mostra Integradora”.O objetivo é difundir uma cultura de tolerância e combate ao preconceito entre os alunos e servidores do câmpus, além de fortalecer um discurso consciente sobre a história e a importância da participação do afro-descendente na sociedade brasileira.

O servidor Alexandre da Silva de Paula, membro do NEABI do câmpus Votuporanga, falou conosco sobre o a IV Semana e sobre a condição do negro no país: “É o quarto ano que realizamos o evento com êxito e o envolvimento de toda a comunidade escolar. Há ainda muito que conquistar em termos da igualdade de direitos entre brancos e negros no Brasil, motivo pelo qual devemos refletir sobre o quanto o racismo e o preconceito devem ser combatidos em todos os contextos, sobretudo nas instituições públicas de ensino”, analisou.

Programação

A programação da IV Semana da Consciência Negra do Instituto Federal - Câmpus Votuporanga foi bastante diversificada. No dia 14 de novembro, houve a roda de conversa "Afinal, o que é Consciência Negra?", conduzida pelo Professor Guilherme Costa Garcia Tommaselli, docente do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) de Sociologia, que atua no Câmpus Três Lagoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).

No dia 23 de novembro, foi a vez do Grupo Axé Criança realizar uma apresentação de percussão afro-reggae e dança maculelê, sob a coordenação da educadora social Maria Madalena Moreira (Lena).

O docente Leandro Passos, professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, no dia 30 de novembro, conduzirá a roda de conversa e workshop "Reflexão sobre negritude e identidade negra no espaço escolar".

Sob a coordenação do mestre Victor Hugo Oliveira dos Santos de Matos, no dia 02 de dezembro, a capoeira, uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música, ganhará espaço.

Os alunos do 2º semestre do curso de Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Catanozi, idealizaram e compuseram a exposição “Consciência Negra: personalidades que fazem história no dia a dia”, que pode ser apreciada, no corredor principal do Bloco D, durante todo o período de atividades relacionadas à consciência negra. A intenção da exposição é homenagear não os negros famosos, que trilharam seus caminhos e fizeram história, já que essas pessoas são sempre lembradas. A proposta era que os alunos valorizassem negros que fazem parte do seu dia a dia, os quais, como qualquer pessoa, têm seu imensurável valor social.

Para a servidora do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga Tatiane Helena Borges de Salles, uma das homenageadas na exposição, “Lembrar a data da Consciência negra é recordar a luta diária contra a discriminação e o racismo, ainda muito presentes na sociedade de várias maneiras: tanto em confrontos diretos quanto em pequenos detalhes, como olhares, risinhos, falas, ou seja, de maneira sutil. É um racismo velado. O negro ainda é visto como aquele que serve. As pessoas não estão acostumadas a verem negros atuando em profissões de destaque e, quando se despontam, acabam sofrendo ataques, hoje, principalmente pela internet, por agressores escondidos, covardemente, em perfis fakes” avaliou.

Roda de conversa 3

Roda de conversa 5