Alunos do curso de Engenharia Civil visitam obras em conjunto habitacional em Cosmorama-SP

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 13h42 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 14h50 | Acessos: 1223

Objetivo é aliar a formação técnica à teórica

50 alunos e a coordenadora, Profa. Dra. Mara Regina Pagliuso Rodrigues,do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal – Câmpus Votuporanga participaram, na tarde do dia 31 de outubro, de uma visita técnica às obras em andamento do Conjunto Habitacional Cosmorama, em Cosmorama-SP.

O residencial terá 57 unidades de dois dormitórios, com 56,67 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e está sendo edificado ao lado da estrada vicinal Angelo Garibaldi, saída para o distrito de Scriboni. As casas terão sistema de aquecimento solar para água do chuveiro, piso cerâmico, laje de forro de concreto, azulejos nas áreas úmidas, esquadrias de ferro, estrutura metálica para cobertura, muros de arrimo e muretas de divisa.

O objetivo da visita é que os alunos conheçam, na prática, as etapas da construção de casas populares e o cotidiano do profissional dessa área da engenharia. Além disso, por meio de eventos dessa natureza, o Instituto Federal cumpre sua missão de se aproximar da comunidade externa, associando escola e empresa.

A visita foi conduzida pelo engenheiro responsável Júlio César Nunes e pelo supervisor José de Paula Souza, ambos da empresa JM Barreto Construtora e Incorporadora. Inicialmente, no local das obras, o engenheiro explicou aos alunos como o terreno foi compactado e, em seguida, como foram feitas as fundações das casas. Depois disso, foi explicado como foram feitas as estruturas, instalações elétricas e hidráulicas e o acabamento das residências. Além disso, os alunos observaram como os materiais de construção eram selecionados e a sua logística até chegar ao canteiro de obras.

Por fim, o responsável pela obra disse ter ficado satisfeito com a visita dos alunos. E complementou: “Espero que possamos marcar mais visitas técnicas em outras obras no futuro. Meu intuito é contribuir para a formação técnica dos alunos”.

De acordo com a coordenadora do curso Mara Regina Pagliuso, “a visita no Conjunto Habitacional foi muito proveitosa, pois deu aos alunos a oportunidade de ver todos os estágios da construção de uma casa popular, desde a fundação até o acabamento”, declarou.

O aluno Mauro Gimenez, do 2º semestre da Engenharia Civil, valorizou a experiência da visita técnica. “É de grande importância ver, na prática, o que nós aprendemos na sala de aula”, disse.

A coordenadora do curso encerrou a visita agradecendo à empresa JM Barreto Construtora e Incorporadora pela concessão da visita técnica, ao engenheiro e ao supervisor pelas explanações aos alunos.